
Uma das melhores séries do Paramount+ está de volta com episódios inéditos. No domingo (26), o streaming da montanha lança a 4ª temporada de Mayor of Kingstown, estrelada por Jeremy Renner. A nova leva ganhou um reforço de peso: Edie Falco, atriz quatro vezes vencedora do Emmy (por The Sopranos e Nurse Jackie).
Ela assume o papel de Nina Hobbs, a recém-contratada diretora linha-dura da prisão de Anchor Bay, papel que a colocará frente a frente com Mike McLusky, personagem de Renner.
Além de Nina, outro antagonista que cruza o caminho de Mike é Frank Moses, criminoso interpretado por Lennie James, famoso pelo papel de Morgan na franquia The Walking Dead.
Na quarta temporada de Mayor of Kingstown, o objetivo principal de Mike é salvar o irmão Kyle (Taylor Handley), preso após ter disparado contra um policial corrupto na leva anterior.
Daí entra Nina, que surge com uma postura inflexível, determinada a exercer sua autoridade sem se importar com relações pessoais, preocupada apenas em impor e manter a ordem na casa. Isso abala Mike, conhecido por intermediar acordos entre gangues e a administração penitenciária.
O protagonista já lidou com insurgentes russos e integrantes da Irmandade Ariana. Agora, porém, a diretora personifica o desafio mais direto à sua influência. Ela não dá brecha para negociatas.
A tensão dos episódios inéditos não se limita aos muros da prisão. Do lado de fora, Frank Moses (James), tratado como o “Rei de Detroit”, articula movimentos junto aos Crips (gangue) e se aproxima de Bunny (Tobi Bamtefa), aliado de Mike, para semear conflitos.
O apelo de Mayor of Kingstown
Mike McLusky é o homem responsável por manter o equilíbrio entre várias organizações criminosas e a lei, para evitar uma guerra, na cidade fictícia de Kingstown, localizada no Estado de Michigan (EUA). Por essas e outras que o chamam de prefeito (mayor, em inglês).
Cocriada por Taylor Sheridan, o mesmo da franquia Yellowstone, a série aborda temas relevantes, como corrupção, desigualdade social, o sistema prisional americano e a busca por justiça.
Mayor of Kingstown oferece uma crítica incisiva ao sistema de encarceramento em massa e às suas consequências, tanto para os presos quanto para a comunidade ao redor. A trama é envolvente e muitas vezes sombria, tendo a imprevisibilidade como coringa. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



