
Mais novo k-drama semanal da Netflix, Typhoon Family mostra ao mundo os impactos da histórica crise econômica que atingiu a Coreia do Sul em 1997. Episódios inéditos são lançados todos os sábados e domingos, até 29 de novembro.
Para decifrar o significado do título da série, é preciso compreender duas coisas: a trama central e o nome do protagonista.
Tudo gira em torno de Kang Tae-poong (Lee Jun-ho, de Sorriso Real), um jovem ousado que precisa amadurecer rápido ao herdar a empresa do pai, a Typhoon Trading, durante a tal crise financeira de 1997.
Typhoon, em português, significa tufão, como é chamado o furacão que ocorre nos mares do Oriente (Ocenao Pacífico). Por isso, no próprio logo do k-drama é destacado um símbolo que lembra um tufão, tal qual acontece com o logo da firma. Já o Family do título é fácil de entender (significa família).
Há algo interessante relacionado ao nome do protagonista. Tae-poong tem uma pronúncia parecida com a da palavra tufão em coreano: taepung (태풍). Ou seja, o pai do jovem batizou o filho com esse nome para cravar nele o legado da empresa.
A trama de Typhoon Family
Em meio à turbulência econômica que abalou a Coreia do Sul em 1997, Typhoon Family acompanha jovens cujas vidas mudam radicalmente diante de desafios inesperados.
Kang Tae-poong, herdeiro de uma pequena empresa deixada pelo pai, precisa assumir a liderança de uma companhia à beira da falência. Antes do colapso econômico, ele vivia como parte da célebre Tribo Laranja de Apgujeong, um grupo de jovens audaciosos e despreocupados, conhecido pelo estilo livre e extravagante da época.
A crise obriga-o a abandonar o conforto e tornar-se um CEO determinado, lidando com uma empresa sem funcionários, recursos ou produtos à venda.
Ao seu lado está Oh Mi-seon (Kim Min-ha), contadora da Typhoon Trading. Representando a típica filha mais velha, Mi-seon trabalha incansavelmente, cerca de 11 horas por dia, para sustentar a família, equilibrando responsabilidade, esforço e ambição em meio a um cenário de dificuldades.
A série oferece um retrato íntimo da luta pela sobrevivência e da transformação pessoal que acompanha grandes mudanças, ao mesmo tempo em que captura a energia e os dilemas de uma juventude marcada pelo contraste entre excessos e responsabilidades. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br