
Após deixar a Netflix no mês passado, o executivo Peter Friedlander foi anunciado como o novo chefe de TV global da Amazon MGM Studios, com o objetivo de melhorar a qualidade das séries do Prime Video. Ele, que durante 14 anos ocupou cargos de liderança no streaming rival e ajudou no desenvolvimento dos grandes sucessos da plataforma, terá como missão coordenar o portfólio de produções americanas originais da Amazon, para que elas alcancem sucesso internacional.
Veterano em Hollywood, Friedlander ingressou na Netflix em 2011, quando a plataforma ainda dava os primeiros passos no desenvolvimento de produção de séries originais.
Ele foi o primeiro funcionário dedicado exclusivamente a esse núcleo e se tornou um dos principais articuladores da expansão criativa da plataforma do tudum.
Ao longo de sua trajetória na Netflix, o executivo comandou projetos premiados e de enorme repercussão, como House of Cards, Orange Is the New Black, Stranger Things, Ozark, O Gambito da Rainha, Bridgerton, Emily em Paris, franquia Monstro e Wandinha.
Assim, curiosamente, dois dos mais importantes executivos criativos da história da Netflix, que ajudaram o streaming a se consolidar como líder no mercado, estão em plataformas rivais: Peter Friedlander no Prime Video e Cindy Holland no Paramount+. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br