
Nova minissérie criminal da Netflix, Black Rabbit explora a união especial e conturbada entre os irmãos Jake (Jude Law) e Vince (Jason Bateman). Após oito episódios com reviravoltas e uma avalanche de problemas, a trama termina com uma tragédia, mas também traça novas jornadas (algumas bem felizes) para boa parte dos personagens centrais.
A narrativa tem em Vince o fio condutor. Ele é impulsivo e carrega consigo um histórico de apostas que o arrastam para o submundo do crime. Já Jake é dono de um sofisticado restaurante nova-iorquino que dá nome à produção, cuja vida cuidadosamente construída começa a desmoronar com o retorno do irmão à sua órbita.
“Vince é um cara cheio de falhas, mas de bom coração”, definiu Bateman em entrevista para a própria Netflix, ressaltando o magnetismo do personagem, capaz de atrair tanto empatia quanto destruição.
Para Law, o desafio está justamente nessa ambiguidade: “Você entende por que ele se safa das coisas. Jason traz esse carisma que faz as pessoas acreditarem nele, mesmo quando tudo aponta para o contrário.”
[Atenção: spoilers a seguir]
No clímax da narrativa, Vince assume o protagonismo de uma decisão definitiva. Após anos carregando a culpa pelo assassinato do pai abusivo, crime cometido durante a infância para proteger a mãe, o personagem confessa o segredo ao irmão, Jake.
O peso da revelação, no entanto, não se transforma em ruptura: Jake sempre soube da verdade e, em vez de condenar o irmão, ofereceu-lhe compreensão e afeto.
“Vince se sentia responsável por algo que havia destruído a vida dos irmãos”, disse Zach Baylin, roteirista e criador da minissérie ao lado de Kate Susman. “Mas, de certo modo, foi um ato heroico e protetor. Eles acabam unidos pelas escolhas difíceis que tomam, aquelas que parecem às vezes vilanescas, mas que nem sempre os outros enxergam da mesma forma.”
A trajetória dos dois culmina no terraço do restaurante Black Rabbit, local que simboliza tanto os erros do passado quanto a possibilidade de redenção. Ali, Vince decide encerrar sua própria vida, deixando para trás um último gesto de amor. Antes de se jogar do prédio, ele telefona para a polícia e assume toda a responsabilidade pelo assalto e pela morte do músico e investidor Wes (Sope Dirisu), livrando Jake de qualquer acusação.
“Na mente de Vince, ele era amaldiçoado e viveu assim”, comentou Kate. “Queríamos mostrar que sua jornada era se tornar altruísta e admitir: ‘Só consigo ver uma forma de ajudar meu irmão agora’. Então, ele cumpre isso. Sempre soubemos que a série terminaria com uma tragédia, mas acreditamos que o ato final de Vince foi feito com amor e generosidade no coração.”
A morte de Vince, planejada pelos criadores logo no início do desenvolvimento da atração, foi concebida como um ato de desprendimento. Segundo a visão dos showrunners, tratava-se de mostrar que, apesar de se enxergar como alguém maldito desde a infância, o personagem encontrou uma forma de se sacrificar em favor do irmão.
Para Baylin e Kate, mesmo após toda a dor que Jake encarou, o desfecho tem um tom de otimismo. “Jake segue em frente”, ressaltou Susman. “Ele consegue viver de uma maneira diferente de tudo o que já havia experimentado, finalmente livre do peso do passado.”
As cenas finais de Black Rabbit amarraram bem as tramas principais:
- Jules (John Ales) é preso por agredir Anna (Abbey Lee);
- Roxie (Amaka Okafor) recomeça com um novo negócio, sendo destaque em capa de revista;
- Estelle (Cleopatra Coleman) toma seu próprio caminho, deixando Jake a se perguntar se eles poderiam, algum dia, ter tido algo real.
- Devastado pela perda do irmão, mas com uma nova chance de vida, Jake tenta aproveitar. Segue ao lado do filho e busca estar presente: nada de investidores (e muito menos mafiosos) em sua cola.
- A cena derradeira conecta-se ao primeiro episódio: vemos Jake no banheiro, abotoando a camisa, se preparando para o dia. Mas, em vez de comandar o Black Rabbit, agora ele é apenas o barman de outro restaurante.
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br