
Criada por Álex Pina, o mesmo de La Casa de Papel, a série O Refúgio Atômico estreia na Netflix, nesta sexta-feira (19), apresentando uma trama com base em uma história real surgida durante a pandemia de Covid-19, que assolou o mundo inteiro no começo dos anos 2020. Ao lado de Esther Martínez Lobato, Pina montou uma trama para desmascarar os super-ricos que planejavam se separar do resto da humanidade se escondendo embaixo da terra.
O fundamento de O Refúgio Atômico surgiu quando, em 2021, o showrunner leu uma reportagem, publicada em um jornal espanhol, sobre milionários comprando bunkers (abrigos subterrâneos) bem no auge da pandemia do coronavírus. A fatia de 1% dos ricaços do país iria se refugiar a fim de escapar de uma catástrofe na superfície.
A nova série espanhola da Netflix faz uso da ironia para expor como o tal bunker funciona como uma espécie de nivelador das coisas, pois a vida glamourosa que os endinheirados desfrutavam na superfície desaparece no confinamento. Assim, o dinheiro, toda a fortuna que possuem, passa a valer quase nada. Abre-se espaço para explorar as verdadeiras identidades deles, seus sentimentos e relacionamentos pessoais.
A trama de O Refúgio Atômico
Para dar um forte ar de dramaticidade, Pina pintou o mundo à beira de um conflito global sem precedentes, como se a Terceira Guerra Mundial estivesse, de fato, prestes a eclodir.
Daí, um grupo de bilionários se esconde em um bunker de luxo, o Kimera Underground Park, criado para resistir a qualquer tipo de catástrofe.
Mas o esconderijo acaba se tornando um ambiente claustrofóbico para duas famílias marcadas por feridas do passado. Isoladas nesse ambiente subterrâneo e sem possibilidade de escapar, essas pessoas começam a mostrar quem são e revelam seus segredos mais inconfessáveis, mas também acabam formando alianças inesperadas.
O Refúgio Atômico promete mostrar um retrato exagerado e surpreendentemente emocionante de bilionários vivendo em uma gaiola de ouro. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br