
Prometendo ser um estouro de audiência na Netflix, o drama faroeste 1923 entrou na gigante do streaming dois anos e meio após o seu lançamento oficial, no Paramount+. A narrativa spin-off de Yellowstone serve como continuação da minissérie 1883, sucesso absoluto de público.
Na Netflix, 1923 está apenas com os primeiros oito episódios disponíveis. E existe sim uma segunda temporada, ainda sem previsão de estreia na líder dos streamings.
Porém, a segunda temporada de 1923, lançada em fevereiro deste ano, pode ser vista no Paramount+.
O grupo Paramount cede suas séries à Netflix justamente para atrair novos assinantes ao Paramount+. No caso, torcendo para ganhar clientes que queiram ver os episódios mais recentes de 1923 agora, sem paciência para esperar o lançamento na Netflix, provavelmente só no meio do ano que vem.
No cenário atual dos bastidores da franquia Yellowstone, 1923 termina na segunda temporada. A continuação da saga da família Dutton será em 1944, produção que ainda não saiu do papel.
A trama de 1923
1923 segue a saga da franquia Yellowstone, contando a origem e os primeiros passos da família Dutton.
O protagonismo é de Harrison Ford, ícone do cinema, e Helen Mirren, atriz multipremiada dona de um Oscar, quatro Emmys, três Globos de Ouro e um Tony.
Nessa parte da narrativa maior do mundo Yellowstone, a família está estabelecida na região do Estado de Montana, bem no interior dos Estados Unidos. É a vez de explorar as histórias da segunda e terceira gerações dos Duttons. Jacob (Ford) e Cara (Helen) são os chefes da família nesse período da história.
1923 mostra o impacto do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) enquanto o clã tenta sobreviver em uma terra sem lei, enfrentando seca severa e roubos de gados.
O fortalecimento do governo local, a mecanização do trabalho rural e caça por recursos serão temas da narrativa, que deve ter duas temporadas. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br