De Virgin River a Bridgerton, várias séries da Netflix tiveram temporadas lançadas pela metade, com cerca de um mês de diferença entre uma parte e outra. Acontece que esse modelo de lançamento irrita alguns assinantes, que preferem que todos os episódios de uma leva sejam liberados de uma só vez, seguindo a tradição da gigante do streaming.
Esse assunto é mais complexo do que parece. Números provam que dividir uma temporada em duas, como aconteceu com a quarta leva de Você (2023), ajuda a audiência da série, que fica em alta durante uns dois meses, muito mais tempo em comparação à média de três semanas, resultado padrão quando todos os episódios entram no catálogo direto.
A Netflix fez essa divisão com produções de ponta de seu plantel, como The Witcher, The Crown, Stranger Things, Emily em Paris, O Poder e a Lei, além das já citadas Virgin River e Bridgerton. Os exemplos mais recentes são de Outer Banks (outubro/novembro de 2024) e Cobra Kai, esta com a última temporada dividida em três partes (a última chega agora, em fevereiro).
Bela Bajaria, chefe de conteúdo da Netflix, falou sobre isso durante evento da empresa, no qual foram apresentadas as atrações confirmadas para 2025. Ela rejeitou a ideia de que os resultados das temporadas divididas pela metade são ruins e que causam reações negativas dos assinantes. E aproveitou para explicar o que rola por trás de uma decisão desse tipo.
“Certos motivos [para dividir uma temporada] foram frutos da pandemia de Covid-19 e das greves [que paralisaram Hollywood em 2024]”, contou a executiva. “Optamos por esse modelo de divisão para que o público não tivesse que esperar muito tempo por episódios inéditos.”
“Tem situações nas quais são os próprios criadores que pedem a divisão”, continuou. “Isso aconteceu com Peter Morgan, de The Crown, e Shonda Rhimes, de Bridgerton. Eles enxergaram uma maneira de estruturar a trama e dar uma pausa no momento em que sentiam uma ruptura emocional, real e natural na narrativa. Então, não há uma maneira definida, depende do que é melhor para cada série.”
Curiosamente, a Netflix tem abandonado esse modelo recentemente, justo com atrações que passaram por esse experimento. As levas mais frescas de Virgin River e O Poder e A Lei chegaram de uma só vez, o mesmo se dará com Você (em abril).
Tratando do futuro, Bajaria deixou em aberto a questão sobre se a Netflix continuará com esse modelo de temporada lançada pela metade. Fato é que uma série que poderia passar por esse processo, de novo, é Stranger Things.
A temporada final demorou um ano para ser gravada, e a pós-produção começou agora, algo que tende a levar mais um ano inteiro de trabalho. Poderia encerrar a metade da leva e lançá-la quanto antes para não correr o risco de mais atraso, podendo entrar completa na plataforma somente no final deste ano. A quarta e penúltima temporada estreou na Netflix em maio/julho de 2022. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br