A Netflix renovou O Poder e A Lei para a quarta temporada. O anúncio foi dado nesta terça-feira (21), mas a encomenda dos novos episódios foi decretada bem antes. Assim, tudo está pronto para as gravações da próxima leva, composta de dez episódios, iniciarem já no mês que vem.
O Poder e a Lei é inspirada na coleção escrita por Michael Connelly (são sete volumes). A história acompanha Mickey (Manuel Garcia-Rulfo), advogado idealista e iconoclasta que usa o carro como escritório e cuida de todo tipo de caso na cidade de Los Angeles.
A quarta temporada usa como base o livro The Law of Innocence (A Lei da Inocência), o sexto da saga. O começo da narrativa tem conexão direta com o desfecho surpreendente da leva anterior.
O livro traz o que aconteceu com Mickey após uma noite reservada para comemorar uma grande vitória no tribunal (isto vimos no final da terceira temporada). Ele foi parado por um policial que, ao abrir o porta-malas do carro do advogado, encontrou um defunto. Mickey é imediatamente acusado de assassinato, mas não pode pagar a fiança exorbitante de US$ 5 milhões imposta a ele por um juiz vingativo.
Ele, então, decide fazer a própria defesa legal, forçado a elaborar seus argumentos direto de sua cela no presídio Twin Towers Correctional Center, localizado no centro de Los Angeles. É uma situação nada confortável, pois o tempo todo precisa vigiar a própria sombra, afinal ele pode ser alvo fácil devido à sua profissão. Não ajuda o fato dele revelar um plano de corrupção que se dá dentro da cadeia.
Mickey sabe que foi incriminado, seja por um inimigo novo ou antigo. Enquanto sua equipe de confiança mergulha nas investigações, o advogado encarcerado deve usar todas as suas habilidades no tribunal para rebater as evidências condenatórias.
Mesmo se receber o veredicto de inocência, Mickey entende que não será o suficiente. Para ser realmente exonerado, ele precisa descobrir quem cometeu o assassinato e por quê.
Escanteada na terceira temporada, Neve Campbell irá atuar em toda a quarta leva, na pele da promotora criminal Maggie McPherson, ex-mulher de Mickey. Retornam os atores Becki Newton (a Lorna), Jazz Raycole (a Izzy) e Angus Sampson (o Cisco).
Lançado em 2022, O Poder e A Lei se consolidou não apenas como um dos principais dramas jurídicos da Netflix, mas também na lista das maiores atrações da plataforma no quesito audiência, sempre entregando bons números no ibope, alcançando pessoas diversas no mundo inteiro. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br