Estabelecida como um dos maiores lançamentos da história do Prime Video, a série Detetive Alex Cross registrou mais uma conquista. Em sua primeira aparição no ranking de audiência semanal da Nielsen, o Ibope americano, o drama policial apareceu em primeiro lugar, à frente de quatro séries da Netflix, plataforma que geralmente ocupa o topo.
Na tabela de 11 a 17 de novembro, Cross obteve a liderança com 1,36 bilhões de minutos assistidos, nos Estados Unidos. Como a estreia foi no dia 14 do mês passado, esses números correspondem apenas aos quatro primeiros dias de disponibilidade. A primeira temporada entrou completa no Prime Video, com seus oito episódios.
O top 5 foi completado só por séries da Netflix. A segunda posição ficou com Outer Banks (1,16 bilhões de minutos), seguida por O Poder e a Lei (823 milhões), Cobra Kai (775 milhões) e A Diplomata (581 milhões).
Esse ranking semanal da Nielsen considera apenas a audiência em território americano, computando somente minutos assistidos em aparelhos de TV, ou seja, sem a inclusão de visualizações em computadores ou dispositivos móveis (celular, tablet).
Já no âmbito global, Detetive Alex Cross também é sucesso. De acordo com números do próprio Prime Video, a série estrelada por Aldis Hodge, nos primeiros 20 dias de disponibilidade, alcançou 40 milhões de espectadores em todo o mundo. Em 2024, nessa mesma métrica, tal performance ficou atrás apenas da estreia de Fallout e da segunda temporada de Os Anéis de Poder.
Com a segunda temporada confirmada, Detetive Alex Cross é baseada em uma saga de 33 livros. É mais uma série que reforça a coleção da plataforma de thrillers policiais adaptados de best-sellers, como Jack Ryan e Reacher.
Alex Cross é símbolo da literatura policial americana criado por James Patterson; o primeiro volume da coleção foi publicado em 1993. O personagem é um detetive e psicólogo forense capaz de investigar a mente dos assassinos e de suas vítimas, a fim de identificar e, finalmente, capturar os criminosos. Ele é conhecido por sua inteligência aguçada.
Na primeira temporada, o condecorado detetive de homicídios, que trabalha no distrito federal dos Estados Unidos (Washington D.C.), enfrenta um serial killer sádico que deixa vários corpos espalhados pela cidade.
Enquanto Alex e seu parceiro, John Sampson (Isaiah Mustafa), rastreiam esse assassino, uma misteriosa ameaça do passado do policial aparece em seu caminho com o objetivo de destruir o que ele fez para manter sua família e carreira seguras. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br