25 anos de RedeTV!: emissora apostou em exibição inédita de Friends

Elenco de Friends durante a 1ª temporada, em 1994

A RedeTV! completa 25 anos nesta sexta-feira (15). A emissora fundada pelos empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho entrou no ar em 15 de novembro de 1999, seis meses após a compra das concessões das cinco emissoras próprias da extinta Rede Manchete. Entre as apostas para atrair telespectadores durante o período de lançamento estava Friends (1994-2004), então no auge.

Foi um investimento e tanto feito pela emissora novata. A imprensa informou que a RedeTV! pagou, por cada episódio da sitcom, US$ 6,5 mil. E foi uma exibição inédita: pela primeira vez, Friends foi ao ar na TV aberta brasileira (e dublada, versão que não era exibida no canal Sony, que naquela época detinha os direitos da série na TV paga).

No começo de 2000, a RedeTV! passou a exibir Friends aos sábados, às 21h45. A ideia era fisgar o público jovem; domingo, às 20h, era a vez da reprise. Porém, a estratégia não deu certo e, precipitada, a emissora nanica copiou as veteranas e passou a mudar os horários de exibição da comédia, matando a possibilidade de fidelizar a audiência. Chegou a ir ao ar às 19h30 (sábado) e 13h30 (domingo).

Independentemente disso, Friends na RedeTV! chamou bastante a atenção devido à versão dublada. O público que já acompanhava a sitcom pelo Sony foi conferir as aventuras dos seis amigos nova-iorquinos na TV aberta, para ouvir os personagens em outras vozes e checar como a dublagem adaptaria expressões e cenas.

Referências a símbolos brasileiros e expressões conhecidas do povo foram inseridas nos episódios de Friends, com direito à citação ao jogador Ronaldo, o Fenômeno (era conhecido apenas como Ronaldinho), por exemplo. Os truques foram ótimos e deram uma nova cara para a série, oferecendo uma experiência diferente.

Friends registrava um ibope alto para os padrões de hoje da RedeTV!, alcançando cerca de dois pontos de média na Grande São Paulo. Mas, 25 anos atrás, os parâmetros eram outros. Por mais que a atração tivesse patrocínios de grande porte, como o McDonald’s, a conta não fechava. A emissora desistiu de exibi-la após concluir a primeira temporada.

A volta à TV aberta brasileira ocorreu em 2004, no SBT, pegando um horário ótimo, exibida após o popular Show do Milhão, apresentado por Silvio Santos. Porém, a estadia da sitcom por lá não durou, retirada da programação dois anos depois.

Veja chamada de Friends, com apresentação dos personagens, na RedeTV!:

 

Logo Diário de Séries
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.