EXISTE NA VIDA REAL

Saiba onde Yellowstone é gravada (mix de lugares reais com estúdios)

Drama faroeste entrou na reta final da 5ª temporada, disponível no Paramount+
DIVULGAÇÃO/PARAMOUNT
Imagem do rancho (real) de Yellowstone
Imagem do rancho (real) de Yellowstone

No rancho fundo, bem para lá do fim do mundo, a série Yellowstone mostra a rotina de uma grande fazenda voltada à criação de gado na zona rural americana. Sim, aquele cenário de Yellowstone existe na vida real, a floresta densa, o céu azul, o horizonte estonteante… Mas são necessárias várias observações para entender melhor o pano de fundo da produção, pois a magia da TV entra em cena.

Logo de cara, vale registrar que o nome Yellowstone se refere àquele que é considerado o maior parque nacional do mundo, região vasta de muito verde e natureza bruta fincada entre três Estados do interior dos Estados Unidos: Wyoming, Montana e Idaho.

Na trama da série, Yellowstone é o nome do rancho gigantesco de propriedade da família Dutton, cujo patriarca é John, personagem vivido por Kevin Costner. A narrativa do faroeste urbano trata da preservação de terras indígenas, assim como pedaços do tal parque Yellowstone. 

O rancho de John Dutton fica no Estado de Montana. Todas as cenas externas da fazenda foram gravadas em um rancho real chamado de Chief Joseph Ranch e estabelecido em 1880; é possível se hospedar lá, pagando alguns milhares de dólares, para viver uma semana como os Duttons (sem todo o drama). O terreno tem nada menos do que mil hectares (10 km²).

No caso da reserva indígena Broken Rock, destacada principalmente na primeira temporada, a localização é próxima ao rancho dos Duttons. Porém, na realidade, as gravações foram realizadas numa região distante, seis horas de distância do Chief Joseph Ranch.

Deixando de lado essa ‘pequena’ inconsistência, a reserva da vida real, a do Estado de Montana, tem muito em comum com sua ‘irmã’ fictícia. Lar da tribo Native American Crow, a terra foi estabelecida no século 19 e continua ativa, com 2,3 milhões de acres que abrigam centenas de bisões.

 

Park City, cidade de Utah que serviu de cenário para Yellowstone
Park City, cidade de Utah que serviu de cenário para Yellowstone

Muitos lugares de Montana foram inseridos na série, na primeira fase das gravações. Entretanto, a maioria das cenas foi feita em Utah, Estado localizado mais ao sul de Montana (este que, por sua vez, está no norte dos EUA, fazendo fronteira com o Canadá). 

Durante as três primeiras temporadas, cidades do interior de Utah foram usadas como cenário de várias histórias de Yellowstone. De montanhas às ruas, passando pelos rodeios, nada foi gravado internamente, sempre ao ar livre.

Já sobre as gravações internas, o drama faroeste usou três grandes estúdios situados em Utah, totalizando um set com área de 4 mil metros quadrados. Nesse espaço teve de tudo, até ilhas de edição e fábrica de costura para os figurinos. Vinte localidades de Utah serviram de palco para Yellowstone.

Essa dinâmica se deu entre 2017 e 2020 (as três primeiras temporadas). Então, a produção de Yellowstone foi toda movida para Montana, seguindo assim até a atual quinta (e última?) temporada. A mudança se deu por causa de incentivos fiscais oferecidos pelo governo de Montana. Em contrapartida, o Estado vive um boom no turismo provocado pelos fãs da série que vão até lá conhecer os lugares onde a série ganha vida.

E na parte 2 da quinta temporada foi apresentado com mais detalhes o rancho 6666, localizado no Texas (de lá deve surgir mais um spin-off de Yellowstone). O personagem que faz conexão com a trama principal é o atrapalhado vaqueiro Jimmy (Jefferson White)

Oficialmente conhecido como Four Sixes, o terreno de mais de 142.000 acres é um rancho de gado genuíno e ativo. Fundado em 1870, o rancho extenso também é propriedade do criador de Yellowstone, Taylor Sheridan. O local histórico hospeda eventos especiais e convida os hóspedes a visitar sua Supply House.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross