Conhecido pela série Chuck (2007–2012; Prime Video), o ator Zachary Levi é um dos poucos nomes de Hollywood que anunciou publicamente seu voto em Donald Trump na atual eleição presidencial dos Estados Unidos, a ser realizada em 5 de novembro. Ele classificou essa exposição como “suicídio”, pois sua carreira estaria em risco pelo fato de “Hollywood ser muito, muito progressista.”
Segundo Levi, muitos colegas de profissão também votarão em Trump, no embate acirrado contra Kamala Harris. Mas o medo de sofrer algum tipo de represália impede que demonstrem isso ao público. Foi o que o próprio Levi revelou em um vídeo postado no Instagram.
Ele decidiu fazer esse comentário após ter seu posicionamento rebatido pela atriz Whoopi Goldberg no The View, programa matutino muito popular da rede americana ABC. A apresentadora contrapôs a visão de Levi, dizendo que Hollywood “sempre foi inclinada para a direita”, apesar de em alguns momentos parecer estar mais à esquerda.
“Não acho que seja correto dizer que, de alguma forma, Hollywood é uma cidade progressiva e conservadora, ao mesmo tempo”, Levi respondeu. “Antigamente, até poderia ter havido mais equilíbrio. Mas, hoje, você realmente tem que estar em um certo nível de sua carreira [no topo] para realmente não ser rejeitado [sendo um republicano/conservador em Hollywood].”
Levi ressaltou que recebe muitas mensagens de atores e profissionais do entretenimento americano “que estão aterrorizadas em dizer publicamente que votam em Donald Trump, ou medo de demonstrar que são conservadores. É por isso que você não os vê. É por isso que eles não são muito prevalentes ou proeminentes. Eles sabem que existem consequências [ruins] para esse tipo de me***.”
Com um tom fatalista, ele deixou um recado:
“Meu clamor a todos vocês, vocês eleitores enrustidos de Trump: é agora ou nunca. Façam o que vocês sentirem que precisam fazer. Se vocês precisarem se manifestar publicamente e dizer isso, se vocês sentirem que ainda não conseguem, então não façam. Eu nunca pressionaria vocês a fazer isso. Mas saibam que se o que vocês temem é de alguma forma a reação de uma indústria que não existirá tão cedo, então não deixem que isso os impeça.”
Em 2016, no duelo Donald Trump contra Hillary Clinton, Levi encorajou a abstenção (o voto nos Estados Unidos não é obrigatório).
Na ativa desde 2001, o ator de 44 anos teve seu último papel no mundo das séries na comédia The Marvelous Mrs. Maisel (2019). Em seu currículo constam atuações em Telenovela e Heroes Reborn. No cinema, ganhou fama por interpretar o herói Shazam! em dois filmes da DC. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br