A atriz Jenna Fischer, mais conhecida pelo memorável papel de Pam na sitcom The Office, refletiu sobre sua jornada vitoriosa contra um câncer de mama raro durante entrevista na edição desta segunda-feira (21) do Today, programa matinal da rede americana NBC. Aos 50 anos, ela decidiu compartilhar a história pessoal para conscientizar mulheres sobre a doença.
No começo de outubro, mês tradicionalmente voltado para campanhas sobre o câncer de mama, Jenna revelou o diagnóstico raro e agressivo, mas detectado no estágio 1, em dezembro do ano passado. Por isso, ela começou a disparar alerta acerca da importância de fazer mamografias regularmente, pois quanto antes o câncer for percebido, maiores as chances de se livrar dele.
Agora, ela concedeu sua primeira entrevista desde que essa notícia ganhou os sites e as redes sociais, inundadas de carinho pela atriz, que até hoje alegra pessoas ao redor do mundo fissuradas em The Office. Para a âncora Hoda Kotb, Jenna reforçou que está livre do câncer, após encarar cirurgia, radiação e 12 ciclos de quimioterapia.
Aparecendo de cabelo curto, a atriz confessou que o medo bateu. “Na fase da biópsia, o clima mudou. Fiquei nervosa. Eu chequei o portal e me deparei com palavras como ‘invasivo, ductal, carcinoma, maligno’, e eu fiquei tipo, ‘essas palavras parecem palavras de câncer’.”
Um desafio que surgiu foi como contar a notícia para seus dois filhos, de 10 e 13 anos de idade, respectivamente. Jenna disse que tudo deu certo por causa do apoio incondicional do marido, Lee Kirk, que segurou a barra e assumiu as responsabilidades dos afazeres domésticos, até então compartilhados entre o casal.
Jenna apresenta um podcast, ao lado de Angela Kinsey, sobre os bastidores de The Office (Angela viveu a também Angela na comédia). As duas são melhores amigas, e Jenna comentou que queria tocar o trabalho sem ser tratada como “uma paciente com câncer.”
Assim que o cabelo começou a cair, Jenna passou a usar bonés com peruca embutida, para disfarçar. Angela tomou a iniciativa de também usar boné (comum) para ninguém do trabalho suspeitar que algo estaria acontecendo com sua melhor amiga. “Sabe o que é isso? Isso é amor”, comentou Hoda.
Falando das lições que tirou dessa jornada, a atriz confessou que está observando a vida com mais alegria, até mesmo as coisas que muitos acham irritantes.
“Todas as coisas mais importantes [da vida] se tornaram tão claras, tão rapidamente. Eu acho o mundo um lugar tão lindo, com todas as suas peculiaridades. Coisas que costumavam até me irritar, agora às vezes acho encantadoras. Como engarrafamento no trânsito [risos].”
No Instagram, Jenna publicou fotos dos bastidores da entrevista e voltou a alertar sobre a importância da mamografia. “99% das mulheres que recebem um diagnóstico precoce de câncer de mama sobrevivem. A detecção precoce é o motivo pelo qual meu tratamento foi tão bem-sucedido”, escreveu.
Ela aproveitou para destacar a razão por trás dessa entrevista:
“Espero que ouvir minha história seja útil para qualquer mulher que esteja por aí também nessa jornada. Ainda estou passando por isso todos os dias. Mas há mais dias bons do que ruins. Poder usar minha experiência de alguma forma benéfica é reconfortante”.
•
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br