REPRODUÇÃO
Arte com as oito séries líderes de audiência de Ryan Murphy em 2024
O renomado showrunner Ryan Murphy alcançou um feito glorioso e bastante raro: emplacou oito séries líderes de audiência em um único ano. São produções diversas, de true crime (Monstros: Irmãos Menendez) a terror (American Horror Story: Delicate), provando porque ele é um dos produtores mais cobiçados de Hollywood; trocou recentemente a Netflix pela Disney, tipo um ‘de volta para a minha terra’.
Não à toa, seu salário está no nível dos astros e estrelas que mais brilham na TV americana. Ele produz, dirige, escreve roteiros… Uma onda de coincidências provocou o que foi chamada de “overdose de Ryan Murphy”, por muitas séries com sua assinatura estarem ativas ao mesmo tempo. Isso não causou fadiga no público, pelo contrário.
Todos os oito dramas atingiram o posto de número 1 no ibope das respectivas plataformas americanas, como Netflix e Hulu. O topo foi conquistado com os episódios iniciais ou estreias de novas temporadas. São estas as séries em questão:
- Monstros – Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais (Netflix, no Brasil)
- American Horror Story: Delicate – parte 2 (Disney+)
- Feud: Capote vs. The Swans (Disney+)
- American Horror Stories (Disney+)
- 911 (Disney+)
- Doctor Odyssey (inédita)
- Grotesquerie (Disney+)
- American Sports Story: Aaron Hernandez (inédita)
Em entrevista ao site Variety, Ryan Murphy comentou que a sua expectativa para esse ano estava na média. “Eu só esperava que elas [as séries] se saíssem bem”, pontuou. “Tem aquilo da média, pois algumas podem funcionar [fazer sucesso], outras não. Ver todas chegando à liderança e notar o público abraçando elas é muito gratificante. Estou muito orgulhoso de todas as pessoas que trabalharam nos bastidores. Foram necessários bastante esforço e muito planejamento, com algumas séries demorando mais de dois anos para ficarem prontas.”
A única série sob a batuta de Murphy que não ocupou o primeiro lugar de audiência em 2024 foi 911: Lone Star (Disney+), com sua quinta e última temporada. Mesmo assim, o drama socorrista da rede Fox registra um ibope acima da média para uma atração da TV aberta americana.
O próximo projeto da fila, provavelmente a ser lançado no ano que vem, é um drama jurídico batizado de All’s Fair (Hulu nos EUA, Disney+ no Brasil). Descrita como um sofisticado drama estilo procedural, daquele de um caso por episódio, a narrativa de All’s Fair apresenta Kim Kardashian na pele de uma advogada especialista em divórcios, uma das profissionais mais bem-sucedidas de Los Angeles e dona de um escritório de advocacia formado só por mulheres. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br