Há 30 anos, a série Plantão Médico estreou na TV americana fazendo história, mostrando a correria de um pronto-socorro num hospital de Chicago (EUA). O que mudou nos dramas médicos de lá para cá? A pessoa perfeita para responder essa pergunta é o roteirista Allen MacDonald, que trabalhou na série clássica e atualmente é o showrunner de Chicago Med, outra narrativa hospitalar ambientada na mesma cidade.
Plantão Médico durou 15 temporadas (está disponível na Max), encerrando a trama em 2009. Antes de Game of Thrones, era a série com mais indicações em toda a história do Emmy, com 124 (GoT emplacou 160). O drama médico ganhou 22 estatuetas. O sucesso foi enorme no mundo inteiro e influenciou todos os dramas médicos que surgiram depois.
Mas, especificamente, o que uma série hospitalar hoje, de fato, tem de diferente em comparação com Plantão Médico? “Tecnologia”, cravou, seco, Allen MacDonald, em entrevista ao jornal Los Angeles Times. “A medicina avançou muito nas últimas três décadas. Então, agora, é possível escrever episódios sobre casos que antes pareciam mais ficção científica, porém hoje são até comuns.”
“Fertilização in vitro (FIV), transplantes de pulmão, células T de um paciente com leucemia sendo geneticamente modificadas para atacar suas células cancerígenas, cirurgias laparoscópicas… a lista [de inovações] é infinita.”
O showrunner fez um contraponto, ressaltando o lado negativo da tecnologia que impacta serviços médicos nos quatro cantos. “A tecnologia também nos trouxe smartphones e redes sociais, coisas que nos unem e nos separam ao mesmo tempo. Isso é um desafio para a psiquiatria moderna, algo que exploramos em Chicago Med.”
Allen MacDonald, com passagens por grandes atrações do nível de CSI e 13 Reasons Why, assumiu o posto de showrunner na atual décima temporada. Ele passou a ocupar o lugar vago deixado pela dupla Diane Frolov e Andy Schneider, que tocavam a gestão criativa da série desde a estreia, em 2015.
Já lançada nos Estados Unidos, a décima temporada de Chicago Med ainda não tem previsão de estreia no Brasil; os episódios inéditos chegam em primeira mão pelo canal Universal. A série está disponível nos streamings Globoplay e Prime Video. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br