GRAVE

Ideações suicidas atormentam operários de TV e cinema no Reino Unido

Saúde mental dos trabalhadores desse setor atinge níveis alarmantes
DIVULGAÇÃO/HBO
Bastidores da 3ª temporada de Industry
Bastidores da 3ª temporada de Industry

O cenário não é nada bom para operários que fazem a indústria de entretenimento britânica girar, uma das mais importantes do mundo. A saúde mental de quem trabalha atrás das câmeras na TV ou no cinema agravou bastante. Muitos confessaram ter ideações suicidas devido à crise pela qual o setor passa, com poucos empregos disponíveis e condições precárias oferecidas.

É o que aponta o levantamento Looking Glass, o estudo mais completo e compreensivo sobre o trabalho no entretenimento britânico na Inglaterra e adjacências. Cerca de 35% dos 4.300 entrevistados descreveram a própria saúde mental como “ruim” ou “muito ruim”, representando um aumento acentuado em relação aos 24% da última pesquisa, realizada em 2022.

Dentro disso, salta aos olhos uma situação preocupante. Quase 1.300 pessoas entrevistadas (por volta de 30%) disseram que já consideraram tirar a própria vida.

O alerta joga luz a um problema muitas vezes ignorado por estúdios e produtoras, até que uma tragédia aconteça. Esse estudo serve como aviso para que se cuide melhor da saúde mental, tanto quanto se faz com a física.

Não faz muito tempo, no início deste ano, que a indústria de entretenimento britânica lidou com um caso impactante. John Balson, produtor de TV, cometeu suicídio após trabalhar na série true crime In the Footsteps of Killers, do Channel 4.

Ainda no levantamento, apenas 12% dos entrevistados consideraram que o setor de TV e cinema é um lugar mentalmente saudável para se trabalhar. E cerca de 63% afirmou que seu local de trabalho prejudica a saúde mental. Mais da metade pensou em largar a profissão e mudar de área.

Para Marcus Ryder, diretor-executivo (CEO) da organização Film and TV Charity, que realizou essa pesquisa, há um claro sinal da “prevalência de problemas de saúde mental em todo o setor” de TV e cinema no Reino Unido.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross