A comédia dramática Freaks and Geeks completa 25 anos nesta quarta-feira (25). Apesar de ter tido apenas uma única temporada, a série teen é considerada uma das melhores já feitas do gênero, com avaliação de 100% no Rotten Tomatoes e cultuada até hoje. Uma boa notícia para quem ainda não viu (ou quer revê-la): a atração está disponível online, de graça.
Freaks and Geeks pode ser vista no streaming Pluto TV. Os 18 episódios, dublados, estão disponíveis sob demanda, você pode assisti-los quando quiser.
Em 25 de setembro de 1999, a rede americana NBC lançou a comédia dramática. O fim veio pouco mais de um ano depois, em 17 de outubro do ano seguinte. Razões usadas para explicar o cancelamento abrupto foram conflitos com o time criativo e outros tantos problemas de bastidores, como o péssimo horário escolhido de exibição.
Apesar disso, a comédia teen ambientada nos anos de 1980 e 1981 se tornou um clássico de forma inesperada e orgânica, por captar como poucas produções a batida relação entre nerds e valentões descolados dentro de uma escola.
Também chama a atenção o elenco estelar, reunindo nomes tipo:
- James Franco (The Deuce),
- Seth Rogen (Platonic),
- Jason Segel (How I Met Your Mother, Falando a Real),
- Linda Cardellini (indicada ao Emmy por Mad Men e Disque Amiga Para Matar),
- Martin Starr (atualmente em Tulsa King),
- Busy Philipps (Girls5eva), entre outros.
A trama de Freaks and Geeks
Adolescentes do ensino médio em uma pequena cidade de Michigan (EUA) estão no centro da narrativa. Dois grupos distintos se destacam: os freaks, que são adolescentes rebeldes e desajustados; e os geeks, jovens nerds e socialmente deslocados.
Lindsay Weir (Linda), uma aluna brilhante e ex-integrante da equipe de matemática da McKinley High School, decide mudar sua postura acadêmica e social ao começar a se aproximar dos freaks. Esse grupo inclui Daniel Desario (Franco), o líder carismático e problemático; Kim Kelly (Busy), sua namorada imprevisível; Ken Miller (Rogen), o sarcástico do grupo; e Nick Andopolis (Segel), um aspirante a baterista que desenvolve uma paixonite por Lindsay.
Ao mesmo tempo, o irmão mais novo de Lindsay, Sam Weir (John Francis Daley), vive seus próprios dilemas no colégio. Ele e seus amigos, Neal Schweiber (Samm Levine) e Bill Haverchuck (Starr), formam os geeks, que precisam lidar com o bullying, a falta de popularidade e os desafios de sobreviver ao mundo escolar.
Freaks and Geeks explora temas universais da adolescência, como a busca por identidade, os conflitos familiares, as pressões sociais e a descoberta do primeiro amor. A série é marcada por um tom agridoce, mesclando momentos cômicos com situações emocionalmente complexas, o que a torna um retrato sincero e profundo da vida jovem. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br