A rede americana Fox decidiu acabar com 911: Lone Star após a quinta temporada. O anúncio chega antes da estreia dessa leva, marcada para 23 de setembro. Mas a decisão foi tomada meses antes, quando não foram renovados contratos com o elenco principal após o fim das gravações dos novos episódios, em julho.
Composta de 12 episódios, a quinta e última temporada de 911: Lone Star ainda não ganhou data de estreia no Brasil, onde está disponível no Disney+; o capítulo final, nos Estados Unidos, será exibido no começo do próximo ano.
Para a Fox, anunciar o término com antecedência serve para ao menos promover uma temporada de despedida, ao contrário do que foi feito com 911, que migrou para a rival ABC.
Não existe nenhum indício de que a emissora da Disney faça o mesmo tipo de resgate com Lone Star. Porém, é real a possibilidade de a franquia gerar outro filhote, com a cidade de Las Vegas sendo uma candidata forte para servir de pano de fundo da futura trama. 911 se passa em Los Angeles e Lone Star, em Austin (Texas).
Pesou para o cancelamento o alto custo de produção de cada episódio de Lone Star, girando na casa dos US$ 4 milhões. Esse valor está acima do que a Fox planeja investir em seus dramas daqui para frente, ainda mais vindo de terceiros; no caso, da 20th Television, produtora do grupo Disney. Isso implica em um pagamento extra de licenciamento, por exemplo.
O ponto de partida de 911: Lone Star está quase 20 anos atrás. Owen Strand (Rob Lowe) foi o único sobrevivente dos ataques de 11 de setembro em seu quartel de bombeiros de Manhattan, em Nova York. Quando se deu o ataque, Owen teve a difícil tarefa de reconstruir seu posto.
Depois de uma tragédia semelhante acontecer com um quartel de bombeiros em Austin, Owen, junto com seu problemático filho bombeiro T.K. (Ronen Rubinstein), leva suas filosofias progressistas de vida e de combate a incêndios para o Texas, trabalhando ao lado de paramédicos e policiais.
Owen parece ser um cara da cidade grande, cheio de pose, mas, no fundo, ele luta com um segredo que esconde do mundo -um segredo que poderia acabar com sua vida.
Ao lado de Lowe, estão no elenco Liv Tyler, Sierra McClain, Jim Parrack, Natacha Karam, Brian Michael Smith, Julian Works, Gina Torres e o brasileiro Rafael Silva. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br