Qual a atriz mais versátil da TV? A resposta é Sarah Paulson. A prova disso: ela foi indicada a nove Emmys… cada um por interpretar personagens diferentes, um recorde. No Oscar da TV de 2024, a ser realizado no próximo dia 15, a veterana de 49 anos está na disputa defendendo a atração Sr. e Sra. Smith na categoria de melhor atriz convidada de drama.
“Isso significa que o público me aceita interpretando pessoas distintas e não se apega a mim apenas como uma personagem que eles amam. A audiência responde ao meu trabalho e não apenas a mim como pessoa ou personagem”, comentou sobre o feito, em entrevista ao site Deadline.
Veja a lista com todas as indicações da Sarah Paulson no Emmy, tudo em um período de 12 anos apenas. Confira também as personagens que interpretou (tem drama, comédia, terror, narrativa política…):
2012 – Game Change
atriz coadjuvante de minissérie ou telefilme
Viveu a autora e analista política Nicolle Wallace no telefilme da HBO sobre a campanha presidencial dos Estados Unidos de 2008. Nicolle foi diretora de comunicação do candidato John McCain, agindo também como porta-voz.
2013 – American Horror Story: Asylum
atriz coadjuvante de minissérie ou telefilme
Interpretou Lana Winters, jornalista e autora lésbica que precisa manter um segredo. Ela trabalha em um jornal pequeno, cobrindo assuntos triviais. Seu desejo é conseguir revelar uma grande história que a faça subir de nível na carreira.
2014 – American Horror Story: Coven
atriz protagonista de minissérie ou telefilme
Rotulada como Bruxa Suprema, Cordelia Goode é a personagem central de Coven. Serve como diretora idealista da Academia da Madame Robichaux, muito protetora dos jovens que estão sob seu cuidado. Ela faz de tudo para manter uma certa ordem em meio ao caos das forças das trevas.
2015 – American Horror Story: Freak Show
atriz coadjuvante de minissérie ou telefilme
O desafio da vez foi dar vida às gêmeas siamesas Bette e Dot Tattler, recrutadas por Elsa Mars (Jessica Lange) como novas integrantes de sua trupe de artistas freak para um show de horrores.
2016 – American Horror Story: Hotel
atriz coadjuvante de minissérie ou telefilme
Foram duas personagens vividas por Sarah Paulson: a fantasma Sally McKenna e a médium Billie Dean Howard.
2016 – American Crime Story: O Povo contra O.J. Simpson
VENCEDORA
atriz protagonista de minissérie ou telefilme
Com todo mérito, desse papel veio a única estatueta ganha pela atriz. Ela encarnou a advogada Marcia Clark, promotora líder no caso contra o ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson, no julgamento mais midiático da história dos Estados Unidos. Ele acabou sendo absolvido da acusação de ter matado a ex-mulher (Nicole Brown Simpson) e o amigo dela (Ronald Goldman).
2018 – American Horror Story: Cult
atriz protagonista de minissérie ou telefilme
A senadora Ally Mayfair-Richards vive com medo assim que suas mais temidas fobias ressurgem, tudo conectado ao ataque terrorista de 11 de Setembro.
2022 – American Crime Story: Impeachment
atriz protagonista de minissérie ou telefilme
Sarah rouba a cena com uma atuação hipnotizante na pele de Linda Tripp, servidora pública com um papel decisivo no escândalo sexual entre Monica Lewinsky e Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, em meados da década de 1990.
2024 – Sr. e Sra. Smith
atriz convidada de drama
A personagem de Sarah na dramédia do Prime Video não tem nome, chamada apenas de Terapeuta, especializada em relações conjugais. No sexto episódio da primeira temporada da série, ela aparece atendendo à dupla de espiões John (Donald Glover) e Jane (Maya Erskine), um momento de leveza e graça na narrativa. Uma tensão surge assim que os pacientes descobrem que as sessões foram gravadas. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br