DIVULGAÇÃO/DISNEY
Pôster de O Som e a Sílaba, série do Disney+
O Disney+ prepara o lançamento de O Som e a Sílaba, drama musical criado por Miguel Falabella e programado para estrear em 28 de agosto. A adaptação televisiva, baseada na obra teatral homônima, foi roteirizada por Falabella, ícone das artes cênicas brasileiras que tem em seu currículo um longo histórico de contribuição para a TV, desenvolvendo atrações populares como Toma Lá, Dá Cá e Pé na Cova.
Em O Som e a Sílaba, o protagonismo é da dupla Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, a mesma que estrelou a peça. A história acompanha Sarah Leighton (Alessandra), uma jovem no espectro autista dona de uma habilidade musical extraordinária. Ela sonha um dia ser estrela de ópera, mas é tratada desde a infância como “diferente” e “esquisita”.
Seu irmão, John (Guilherme Magon), consegue agendar uma entrevista com a soprano Leonor Delise (Mirna), a quem Sarah admira profundamente. Apesar de considerar Sarah uma amadora, Leonor aceita ter a jovem como sua aluna de canto lírico.
A relação entre as duas começa de forma tensa, mas pouco a pouco Leonor e Sarah apreciam a companhia uma da outra. À medida que Sarah evolui em suas aulas de canto, em suas sessões de terapia e em sua vida amorosa, ela ganha confiança para traçar novos planos para sua vida.
Enquanto Sarah precisa aprender a transformar seus silêncios em emoções, Leonor deve descobrir uma forma de restaurar sua fé na humanidade e assim se reconciliar com sua filha. O vínculo musical entre ambas mudará suas vidas.
Sarah tem a mesma condição de Shaun Murphy (Freddie Highmore), personagem autista que liderou o drama médico The Good Doctor. Tanto Sarah quanto Shaun são savants, termo usado para classificar quem possui a síndrome de Savant, condição rara em que a pessoa tem habilidades extraordinárias relacionadas à memória. Ela pode ter um alto nível de conhecimento em áreas como música, matemática e arte, por exemplo, apesar de ter dificuldade em habilidades sociais, cognitivas ou de comunicação.
O Som e a Sílaba é uma minissérie, composta de oito episódios. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br