Maior série de todos os tempos, Game of Thrones teve uma última temporada controversa. Exibida em abril e maio de 2019, a leva derradeira do drama fantasioso ainda repercute, assim como o seu polêmico episódio final. Tem quem gostou, quem achou “ok” e a turma que odiou. Kit Harington, intérprete do eterno Jon Snow, está no time dos detratores.
Em entrevista à versão britânica da revista GQ, o ator admitiu que Game of Thrones cometeu erros durante a conclusão de sua história. Ele concordou com o pessoal que aponta diversos tropeços no drama fantasioso da HBO, justamente quando deveria ter mais apuro, na hora de amarrar a narrativa e dar adeus. Indicado a dois Emmys por viver Jon Snow, o ator tem a sua versão dos fatos, uma perspectiva dos bastidores.
“Acho que se houve algum defeito no final de [Game of] Thrones, foi estarmos todos tão cansados que não conseguimos ir além [daquilo]”, comentou o ator. “Então, eu entendo quando algumas pessoas dizem que tudo foi muito apressado, eu posso concordar com elas. Mas não tenho certeza se havia alguma alternativa [a isso].”
“Olho para fotos minhas daquela temporada final e percebo como estava exausto. Pareço esgotado. Eu não tinha outra temporada em mim.”
Ele também falou especificamente sobre o último episódio, detonado por alguns críticos e fãs: “Todo mundo tem direito à sua opinião. Acho que erros foram cometidos, em termos de história, na reta final. Também acho que houve algumas escolhas interessantes que não funcionaram muito bem.”
Querendo sugar o máximo possível de histórias retiradas de Game of Thrones, a HBO encomendou uma série sobre Jon Snow, situada pós-GoT. O ator concordou e até ajudou no desenvolvimento da trama. Mas, após dois anos de troca de ideias, não surgiu nada interessante. O projeto foi engavetado.
Segundo Harington, a demolição dessa série foi benéfica, dando a ele tempo para se dedicar a outros trabalhos, como aconteceu com Industry, drama da HBO que conta com ele na terceira temporada, lançada no último domingo (11).
“O que estou tentando fazer é me separar [de Game of Thrones]. Se ainda estivesse no mesmo universo, seria muito difícil pedir para as pessoas me verem como outra coisa. E é meio que essencial para o meu trabalho que as pessoas olhem para mim e não vejam só Jon Snow.”
Ele aproveitou para deixar claro que sempre será grato por Game of Thrones: “Foi um trabalho bastante significativo para a minha vida. Pode muito bem ter sido o maior e mais importante trabalho que tive. Conheci minha mulher nele (fiz filhos), conheci amigos para a vida toda… E sou reconhecido na rua por causa disso”.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br