DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Mary Mouser (à esq.) com Peyton List em Cobra Kai
Todas as atenções da sexta e última temporada de Cobra Kai, com novos episódios lançados nesta sexta-feira (15), estão voltadas para o torneio Sekai Taikai, a principal competição de caratê do mundo. Mas isso só na narrativa da série da Netflix, spin-off da franquia de filmes Karatê Kid. Na vida real, o Sekai Taikai não existe. Mas há um torneio mundial da arte marcial, que recentemente passou por uma mudança.
O Campeonato Mundial de Caratê teve sua primeira edição em 1970, com a cidade de Tóquio (Japão) servindo como sede. Quem organiza o evento é a Federação Mundial de Caratê. O torneio já passou pelo Brasil, em 1998, realizado no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A competição acontece a cada dois anos, sendo a edição de 2023 a mais recente, sediada em Budapeste (Hungria). Capital do Egito, Cairo recebe no ano que vem os maiores lutadores do mundo na 27ª edição, mas com uma alteração.
Foi feita uma divisão. Até então, o Campeonato Mundial de Caratê continha embates individuais e por equipes. Agora, vão ser dois eventos separados. O individual continua com o nome de Campeonato Mundial de Caratê. Já a competição por equipes foi batizada de Copa do Mundo de Caratê; a primeira vai ser realizada neste ano, em Pamplona (Espanha), de 22 a 24 de novembro. O Brasil está confirmado; a copa terá 43 países.
No Campeonato Mundial de Caratê, o Brasil tem 18 medalhas conquistadas (6 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze). Douglas Brose é considerado o maior carateca brasileiro de todos os tempos. Ele ganhou três medalhas de ouro em mundiais (prova de kumite – 60 kg): 2010, 2014 e 2021.
As duas faces do caratê estão presentes em eventos desse porte: kumite e kata. Essencialmente, kumite é o combate real, a luta para valer entre dois competidores. E o kata é a parte técnica da arte marcial, a execução daqueles tradicionais movimentos pré-determinados.
O Japão é o país com mais medalhas no campeonato mundial, seja no total ou na contagem de ouros. França, Reino Unido, Espanha e Itália completam o top 5. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br