ARTIMANHA

The Boys: saiba o que diz a 25ª Emenda da Constituição americana

Por pura coincidência, série do Prime Video replica cenário da política americana
DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO
Antony Starr com Claudia Doumit na 4ª temporada de The Boys
Antony Starr com Claudia Doumit na 4ª temporada de The Boys

Em outra pura coincidência, The Boys encenou algo que ocorreu de verdade na política americana. No sexto episódio da quarta temporada, lançado nesta quinta-feira (4), a série do Prime Video apresentou um plano envolvendo a 25ª Emenda da Constituição, ação similar empregada pelo Partido Republicano, na semana passada, para tirar Joe Biden (Partido Democrata) da Presidência dos Estados Unidos, após o fiasco dele em debate contra Donald Trump.

[Atenção: spoilers a seguir]

No episódio intitulado de Negócio Sujo, The Boys revelou o que está por trás da estratégia maquiavélica de Capitão Pátria (Antony Starr) e Mana Sábia (Susan Heyward): evocar a 25ª Emenda para colocar a vice-presidente eleita, Victoria Neuman (Claudia Doumit), no comando da Casa Branca. 

É um movimento para impedir a posse do colega de chapa de Neuman, o presidente eleito Robert Singer (Jim Beaver), do Partido Democrata, e assumir dessa forma o controle dos EUA. Com os supers ditando as regras, quem for contra será tratado como dissidente e levado ao cárcere, no estilo campo de concentração. 

Ratificada em outubro de 1967, a tal emenda surgiu após o assassinato do presidente John F. Kennedy, quatro anos antes. O texto trata da sucessão presidencial e da incapacidade do presidente de exercer as suas funções.

A 25ª emenda aponta quatro ocasiões para a sua aplicação:

  • Se o atual presidente morrer, renunciar ou for removido do cargo, a pessoa na Vice-Presidência irá substituí-lo.
  • Se o cargo de vice-presidente ficar vago ao longo do mandato, o presidente em exercício indicará um novo vice-presidente, que assumirá o cargo após a confirmação por maioria das duas casas do Congresso americano.
  • O presidente pode declarar sua própria incapacidade de exercer os poderes e deveres do cargo, esclarecendo isso em uma declaração por escrito entregue aos presidentes do Senado e da Câmara. Então, o vice-presidente se tornará presidente em exercício.
  • Se o vice-presidente e a maioria dos principais oficiais dos departamentos executivos (ou de outro corpo que o Congresso possa por lei fornecer) declararem que o presidente é incapaz de exercer os poderes e deveres do cargo, o vice-presidente assumirá imediatamente como presidente em exercício.

Em The Boys, o conchavo se dá entre Capitão Pátria, Mana Sábia e Neumann. Enquanto o Capitão Pátria é a força desse trio, Mana Sábia é a cabeça pensante e Neumann a peça movida por eles no tabuleiro político. Nos dois episódios finais da quarta temporada da série, o plano deles para executar, de fato, a 25ª emenda ficará mais claro, com a exposição do que realmente pretendem fazer com Singer.

Já na vida real, políticos proeminentes do Partido Republicano falaram abertamente em executar a 25ª emenda para retirar Joe Biden do poder. Isso após a performance desastrosa do atual presidente em debate contra Donald Trump, realizado na semana passada; ambos estão na disputa pelo próximo mandato de presidente dos EUA.

Rivais de Biden apontam que o político de 81 anos não está apto para seguir no comando dos EUA, por demonstrar sinais severos de senilidade. No debate, Biden foi incoerente e disperso. A oposição cobra Kamala Harris, a atual vice-presidente, para evocar a 25ª emenda, pois Biden estaria sem condições de seguir na Presidência americana com vigor que o cargo exige.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross