Fonte de dinheiro que vai parar no bolso de políticos democratas em todos os Estados Unidos, a elite de Hollywood inicia movimento contra a reeleição de Joe Biden para a Presidência americana. Doadores de peso e democratas convictos, como Damon Lindelof (showrunner de Lost) e Reed Hastings (cofundador da Netflix), querem outro candidato para duelar contra o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, na eleição deste ano, programada para 5 de novembro.
Hastings é o mais novo nome a aderir a essa campanha, que reúne pessoas de todas as áreas, de donos de agências de talentos a celebridades/atores. Em depoimento publicado pelo jornal The New York Times, o ex-CEO da Netflix foi direto em sua posição pela retirada de Biden, após a péssima imagem que o atual presidente deixou há uma semana quando, em debate ao lado de Trump, mostrou-se incoerente e desorientado.
“Biden precisa desistir [da reeleição] para permitir que um líder democrata vigoroso derrote Trump e nos mantenha seguros e prósperos”, disse Hastings. Segundo o jornal, o fundador da gigante do streaming já doou cerca de US$ 20 milhões para o Partido Democrata, representado por Biden na eleição. Só na campanha de 2020, o executivo desembolsou mais de US$ 1,5 milhão para ajudar Biden a vencer Trump.
Na última quarta-feira (3), o site Deadline publicou um longo depoimento de Damon Lindelof. Para o roteirista e produtor de séries como The Leftovers e Watchmen, a performance de Biden no debate foi um divisor de águas, e não tem como se recuperar daquilo. A solução, de acordo com ele, é encontrar outra pessoa dentro do Partido Democrata para substituir o atual presidente na cédula.
Lindelof, que é uma máquina de doar dinheiro para Biden e outros políticos democratas, fez um pedido a todos de Hollywood: “Eu proponho uma espécie de embargo: pare de fazer doações. Quando eles [políticos democratas] entrarem em contato com você para pedir dinheiro, responda que não darão nenhum centavo até que ocorra uma mudança [cédula sem o nome de Biden].”
Oficialmente, a Casa Branca, sede do governo americano, diz que Joe Biden não vai desistir da reeleição. Contudo, conversas diversas ocorrem nos bastidores sobre a possibilidade de substituí-lo por outro nome. Na quinta (3), a vice-presidente americana, Kamala Harris, se reuniu com governadores dos EUA para falar sobre o fiasco de Biden no debate e repercutir a queda vista na mais recente pesquisa eleitoral, que mostra Donald Trump bem à frente do rival.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br