TAPEÇARIA

Por que A Casa do Dragão fez uma nova vinheta de abertura? Criador explica

Arte lembra a obra da série A Roda do Tempo
DIVULGAÇÃO/HBO
Brasão Targaryen na nova vinheta de A Casa do Dragão
Brasão Targaryen na nova vinheta de A Casa do Dragão

A segunda temporada de A Casa do Dragão ganhou uma nova (e bem-vinda) vinheta de abertura, deixando de lado a arte anterior que, por ser muito parecida com a de Game of Thrones, causou pouco impacto. E a motivação por trás desse trabalho repaginado foi justamente provocar “uma mudança radical”, como afirma Ryan Condal, cocriador e showrunner do drama fantasioso da HBO; novos episódios estreiam aos domingos, também na Max, às 22h.

Na vinheta da primeira temporada, uma trilha de sangue percorria as ruas da cidade de Antiga Valíria, velho lar dos Targaryens. “Mas quando chegamos ao final, percebemos que a história de linhagem e ancestralidade que estávamos contando havia terminado”, comentou o roteirista e produtor, em entrevista ao site The Hollywood Reporter. “Como a ancestralidade Targaryen meio que ficou definida, não tínhamos muito para onde ir.”

Daí surgiu a ideia de desenhar fatos históricos da família Targaryen em tecidos, com a trilha de sangue ainda presente, mas apenas sutilmente manchando os registros ali expostos. A abertura lembra um pouco a de A Roda do Tempo, drama fantasioso do Prime Video que fez sua vinheta no estilo de tapeçaria, porque lá o fio está na raiz da narrativa.

Explorando a mesma ideia de Game of Thrones, A Casa do Dragão terá eventos diferentes que ocorreram em Westeros, assim como atos da batalha Dança dos Dragões, estampados nos tecidos a cada episódio da segunda temporada. Segue-se o modelo da série matriz, que usava a vinheta para apresentar ao público os lugares nos quais a história de cada episódio iria se desenrolar.

Decidimos por uma mudança radical”, continuou Condal. “Agora que a página virou e estamos em guerra, esta é uma história viva e queremos retratá-la de uma forma visual, dar aos fãs coisas novas para decifrar.”

A ideia é que o telespectador veja os desenhos nos tecidos e relembre as histórias contadas em A Casa do Dragão. “Saímos da época de Aegon, o Conquistador, e passamos por todos os reis. Agora estamos contando a história enquanto a vemos desenrolar. Também a vemos sendo literalmente costurada nesta tapeçaria”, disse o showrunner.

Veja a nova vinheta de abertura de A Casa do Dragão:

 

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross