A grife de moda urbana Fubu terá sua história real retratada no formato de série. O projeto em fase de desenvolvimento é da produtora Radar Pictures, com o estúdio For Us By Us, e tem como foco explorar a trajetória da marca que foi sensação nas ruas durante os anos 1990 e começo da década seguinte. A empresa ainda existe, mas longe das glórias do passado.
Conforme o comunicado oficial da produção, que busca uma plataforma ou canal parceiro, a série sobre a Fubu “vai narrar uma saga na qual dinheiro, poder e moda hip-hop colidiram na formação de um império de 6 bilhões de dólares“. Fubu é um acrônimo para For Us, By Us (Para Nós, Por Nós, em tradução direta).
J.Alexander Martin, um dos fundadores da Fubu, registrou em nota que a marca “sempre foi um símbolo de empoderamento e de quebra de barreiras. A série nos permite contar nossa história com autenticidade e o respeito que ela merece. Estamos ansiosos para mostrar a jornada da Fubu, de uma pequena startup a uma marca global, e o impacto que isso teve em nossa cultura.”
A história da Fubu
Em 1992, na cidade de Nova York, quatro amigos se juntaram em um empreendimento arriscado. A ideia nasceu da visão de Daymond John: criar uma linha de roupas que refletisse e representasse a cultura urbana e o estilo de vida do hip-hop. Ele contou com a sociedade de J. Alexander Martin, Keith Perrin e Carlton Brown.
O início da Fubu foi modesto, basicamente vendendo itens caseiros, como bonés. A mãe de John, ao ver o potencial da ideia, hipotecou a casa para levantar cem mil dólares de capital inicial. Com esse dinheiro, eles transformaram a residência de John em uma pequena fábrica e começaram a produzir mais itens de vestuário, tipo camisetas e moletons.
A grande virada para a Fubu ocorreu quando John conseguiu que o rapper LL Cool J, ícone do hip-hop, usasse suas roupas. LL Cool J não só vestiu as peças em público, mas também fez um comercial usando um boné da Fubu e mencionou a marca em uma de suas rimas, dando uma visibilidade enorme e inesperada à marca. Essa publicidade indireta ajudou a grife a ganhar popularidade rapidamente no cenário do rap e entre os jovens urbanos.
O nome Fubu se tornou sinônimo de moda urbana durante a década de 1990, associada diretamente ao movimento hip-hop. Em seu auge, a Fubu alcançou vendas anuais de mais de US$ 350 milhões (1998), sendo comercializada em mais de cinco mil lojas ao redor do mundo.
Quando o hip-hop explodiu em popularidade, em meados dos anos 2000, a Fubu não conseguiu pegar carona no movimento que a catapultou. A empresa teve dificuldades em se adaptar rapidamente a essas mudanças e perdeu parte de seu apelo original.
Mesmo com essas dificuldades, a marca nunca desapareceu completamente. Todo tipo de peça de roupa pode ser encontrado na loja online oficial da empresa, por exemplo; existe uma versão brasileira. Só que, de fato, o impacto no estilo não é mais o mesmo de outrora.
Daymond John, além de continuar ligado à Fubu, tornou-se uma personalidade de destaque no mundo dos negócios, sendo um dos investidores participantes da versão americana do programa Shark Tank.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br