REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Cena de O Jogo que Mudou a História em Vigário Geral
A identidade visual visceral da série brasileira O Jogo que Mudou a História, com os dois primeiros episódios disponíveis no Globoplay, está enraizada nos cenários reais usados como panos de fundo da história. Esquece estúdio fechado e climatizado: muita coisa ali foi gravada em locações, que receberam um tratamento especial para recriar o mundo dos anos 1970 e 1980.
Baseada em fatos, O Jogo que Mudou a História faz uma viagem no tempo para contar como surgiram facções reais e o crime organizado no Rio de Janeiro. As favelas que fazem parte da narrativa, Padre Nosso, Parada Geral e Morro da Promessa, são fictícias. Mas as cenas foram gravadas em comunidades cariocas de verdade.
Vigário Geral, Parada de Lucas, Dique, Rocinha, Parque Analândia e Complexo da Pedreira serviram de cenário para a série:
- Muito do que é visto como sendo Padre Nosso foi feito em Vigário Geral.
- As cenas de Parada Geral foram rodadas em Parada de Lucas.
- O Morro da Promessa ganhou vida no Dique.
- Parque Analândia foi o palco de uma das sequências mais movimentadas da atração: a partida de futebol entre as comunidades Padre Nosso e Parada Geral.
O drama também conta com um presídio, chamado de Ilha Grande, que existiu, mas foi demolido em 1994. Daí entraram em cena locações em Bangu 1 e no Instituto de Perícia Heitor Carrilho – Frei Caneca. Para dar vida à extinta prisão, que tem hoje apenas a fachada mantida, foi necessário um trabalho de reconstrução em 3D, com complementos de cenários na parte interna.
“Na vida real, toda a primeira etapa da criação da Falange Vermelha acontece no presídio de Ilha Grande. Mas logo depois, eles vão para o presídio de Frei Caneca, onde a gente gravou a série. Nós contamos toda a história como se fosse somente em Ilha Grande, apesar de o nosso set ser no Frei Caneca”, explicou José Junior, criador da série, em entrevista ao gshow.
Leia no Diário de Séries: Conheça elenco e personagens da série O Jogo que Mudou a História
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br