A estreia de A Casa do Dragão no domingo (21) é um marco histórico para a HBO, que em meio século de vida nunca fez um único spin-off de série original. Para tanto, não houve qualquer limitação de olho na melhor produção possível, seguindo os passos de Game of Thrones (2011-2019). Foram nada menos do que 15 ideias jogadas no lixo e um prejuízo de US$ 30 milhões (R$ 153 milhões). Um fã do universo da trama foi quem salvou a lavoura.
O roteirista Ryan Condal, profundo conhecedor dos escritos de George R.R. Martin, assumiu a missão de adaptar para a TV as quase 700 páginas do livro Fogo & Sangue, assinado por Martin, sobre eventos que ocorreram em Westeros antes da história contada em Game of Thrones. A aposta da HBO em um profissional pouco experiente em Hollywood foi a saída, que esperam ter sido certeira, para tirar o tão desejado spin-off de GoT do papel.
Grife da HBO em jogo
Antes de Game of Thrones acabar, a intenção de se fazer um spin-off era real. Já em 2016, três anos antes do fim da série, a HBO começou a discutir internamente a possibilidade de produzir uma atração derivada da trama fantasiosa. A grife do canal estava em jogo, por isso não mediram esforços.
Por ser a primeira vez embarcando na rota de uma série filhote, criando-se assim uma franquia, a HBO investiu sem dó. No início, existia a vontade de se fazer algo diferente da série mais vencedora de todos os tempos, mirando algo totalmente novo. Assim, o canal abriu a porteira e ouviu diversas propostas.
Foram analisados 15 roteiros, todos curiosamente narrando eventos anteriores à Game of Thrones (prelúdio) ao invés de imaginar um futuro (continuação), ou até mesmo uma jornada paralela à da série mãe. A HBO aceitou projetos de pessoas que nunca tinham feito atrações fantásticas e analisou apresentações de profissionais especializados no gênero.
Cinco ideias foram aprovadas e entraram em processo de execução. Somente uma ganhou vida: Bloodmoon, batizada extraoficialmente de The Long Night. Essa série chegou a ter o piloto (primeiro episódio) gravado, que custou US$ 30 milhões e foi protagonizado por Naomi Watts. Os executivos da HBO reprovaram a série por acharem que não estava no nível de GoT.
O surgimento de A Casa do Dragão
Um dos problemas de Bloodmoon era a base. A história ali apresentada, sobre a Era dos Heróis e a apocalíptica Longa Noite, tinha como alicerce apenas oito linhas escritas por George R.R. Martin. E, após brigas e separação, a HBO queria trabalhar em harmonia com o pai da obra toda, sem depender da liberdade criativa de terceiros.
Daí entra Ryan Condal. O roteirista virou amigo do escritor e ganhou voto de confiança, por ele saber como roteirizar uma série e, acima de tudo, conhecer cada centímetro do universo Game of Thrones.
Foi Martin quem colocou Condal para tocar a adaptação do livro Fogo & Sangue. A HBO gostou da ideia por justamente haver um material vasto para ser usado como referência, além de ter o aval de Martin.
Outra peça contribuiu para A Casa do Dragão se concretizar. Era preciso colocar alguém tarimbado ao lado de Condal, uma pessoa experiente para fazer uma tabelinha. Entrou em cena Miguel Sapochnik, cineasta que dirigiu seis episódios de GoT (como os épicos Longa Noite e A Batalha dos Bastardos). Então, formou-se a dupla de showrunners.
A cúpula do canal não titubeou e arriscou: encomendou uma temporada completa sem ver o piloto e, além disso, confirmou a segunda temporada antes mesmo da estreia da série.
O lançamento de A Casa do Dragão será no domingo (21), às 22h, na HBO. O streaming HBO Max irá disponibilizar o episódio na mesma noite.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Siga nas redes
Fale conosco
Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Google Adsense, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!