A minissérie Golpista do Amor, que estreia nesta sexta-feira (12), na Globo, é uma das escolhas de programação mais aleatórias feitas pela emissora carioca nos últimos tempos. Em faixa reservada para dramas de grande sucesso, como Lista Negra e FBI, chega essa atração europeia do nada, curta (quatro episódios) e inexpressiva. Claro, tem coisa muito mais importante por trás disso.
Chama bastante a atenção o fato de Golpista do Amor ganhar um tratamento VIP, exibida logo após o Big Brother Brasil 24, edição recém-lançada. A produção belga-francesa será exibida nas próximas quatro sextas, sempre depois do reality show, por volta das 23h15, tendo o privilégio de entrar no ar pegando uma audiência alta.
Informações de bastidores dão conta de que a Globo decidiu tomar essa atitude incomum, exibir uma minissérie europeia acéfala, como parte de uma tática para agradar a Endemol Shine (Banijay), dona tanto da minissérie quanto do BBB. É que a emissora carioca está em uma fase importantíssima de renovação de contrato com a distribuidora pelos direitos de exibição do reality show, que é fonte abundante de faturamento para a Globo.
O xis da questão é que a Endemol/Banijay teria o desejo de assumir um controle maior da produção do BBB, algo que a Globo resiste em ceder. Como contrapartida, a emissora estaria disposta, para não perder esse controle na próxima renovação de contrato, a exibir produções do grupo multinacional que não são tão badaladas assim; e isso em pleno horário nobre. Golpista do Amor é o primeiro gesto nessa direção.
Conheça a trama de Golpista do Amor
Exibida entre novembro e dezembro de 2022, na França e Bélgica, Golpista do Amor narra a história de um homem sedutor e talentoso que vive para enganar mulheres. Até que elas unem forças para enfrentá-lo.
Nesse suspense investigativo, o ator belga Jonathan Zaccaï interpreta um vigarista que já adotou diversas identidades bem diferentes, que vão de piloto de avião a cirurgião, de corretor a jornalista, enganando todos que se aproximam dele. Para cada “papel” (Amaury, Guillaume, Nathan, Roman), ele forma uma nova personalidade e consegue enganar os profissionais mais experientes em sua área.
Ele é um manipulador talentoso, com tendência a atacar e roubar mulheres. Para Camille (Odile Vuillemin), Mathilde (Héléna Noguerra), Oriane (Flore Bonaventura) e Iris (Élodie Frégé), vítimas deste “amante em série”, as consequências são graves: famílias destruídas, humilhação e falência. Mas elas superam os seus próprios preconceitos e colocam suas vidas em risco para encurralar esse predador perigoso.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br