DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO
Gabriel Leone na série Dom
A produção brasileira Dom, do Prime Video, entrou na prestigiada lista de final de ano do site The Hollywood Reporter que elenca as 15 melhores séries internacionais (não americanas) do momento. Sucesso inconteste no streaming da Amazon, Dom chegou em 2023 com a segunda temporada; a terceira leva de episódios está confirmada e será a última.
Essa lista é aguardada tanto pelo mercado televisivo quanto pelos fãs, de olho na garimpagem de séries diferentes. E ela é consultada no mundo inteiro, colocando Dom numa baita vitrine.
A publicação destaca que Dom é “produzida pela Conspiração, poderosa empresa independente brasileira indicada ao Emmy”. Além disso, a THR crava que “Dom está entre as séries mais viciantes da América Latina dos últimos anos”, por ter “[ritmo] frenético, ser cheia de ação e contar com um visual deslumbrante”. O texto ressalta que o “thriller policial”, ambientado no Rio de Janeiro, é “baseado em uma história real inacreditável.”
Dom tem seu lugar na história da TV por ser a primeira série brasileira original do Prime Video. Lançada em 2021, a trama narra a jornada de um belo rapaz da classe média carioca, Pedro Dom (Gabriel Leone), que foi apresentado à cocaína na adolescência, colocando-o no caminho para se tornar o líder de uma gangue criminosa que dominou os tabloides cariocas no início dos anos 2000.
Alternando entre ação, aventura e drama, a produção também acompanha o pai de Pedro, Victor Dantas (Flávio Tolezani), que, durante a adolescência, fez uma descoberta no fundo do mar, denunciou às autoridades e acabou ingressando no serviço de inteligência da polícia.
A série também mostra a jornada de pai e filho em vidas opostas, muitas vezes se espelhando e se complementando, enquanto ambos enfrentam situações que confundem os limites entre o certo e o errado.
Confira quais as outras 14 séries internacionais (não americanas) recomendadas pela The Hollywood Reporter; em negrito estão as que podem ser vistas no Brasil:
- The Kingdom Exodus – Dinamarca (Mubi)
- Curtas do Folclore Africano – vários países (Netflix)
- Iosi, O Espião Arrependido – Argentina/Uruguai (Prime Video)
- The Night Logan Woke Up – Canadá
- Uma Dose Diária de Sol – Coreia do Sul (Netflix)
- Wara – Senegal
- Mystery Road – Austrália
- Copenhagen Cowboy – Dinamarca (Netflix)
- The Sea Beyond – Itália
- Black Sands – Islândia
- Intérprete do Silêncio – Alemanha
- Meu Querido Zelador – Argentina (Star+)
- Espião/Mestre – Romênia (HBO Max)
- Colin from Accounts – Austrália
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br