A atriz Felicity Huffman (Desperate Housewives) falou pela primeira sobre o famigerado escândalo de matrículas em universidades de elite que a levou à prisão, em 2019. Quatro anos depois, ela decidiu dar sua versão do crime ao público, durante entrevista à afiliada da rede americana ABC em Los Angeles. Para a atriz, a fraude cometida era justificável porque estaria dando “uma chance de futuro” a sua filha mais velha.
Com indicação ao Oscar no currículo (filme Transamérica) e nome da alta prateleira em Hollywood, Felicity Huffman foi uma das 53 pessoas acusadas e envolvidas nesse caso, todas da alta sociedade e da elite econômica, super-ricas. Ela foi condenada por pagar propina de US$ 15 mil para que a filha Sophia Grace Macy entrasse em uma universidade prestigiada; a prova da jovem no vestibular seria falsificada.
Felicity parou atrás das grades, cumpriu 11 dias de prisão, pagou multa de US$ 30 mil e teve de fazer trabalho comunitário como parte da pena.
“Eu senti que precisava dar para a minha família uma chance de futuro”, recordou a atriz. “Estava em jogo o futuro da minha filha, o que significava que eu tinha de infringir a lei.”
Durante todo o processo de julgamento, ela nunca se eximiu da culpa. Ela sabia, de antemão, que seu pagamento para forjar o vestibular, camuflado em doação, fazia parte de um esquema criminoso cheio de ramificações.
“Sei que isso parece loucura”, admite Felicity, “mas, na época, eu via aquilo como minha única opção para dar um futuro à minha filha. Parecia que eu ficaria com a pecha de ser uma péssima mãe se não fizesse isso. Então, eu fui lá e fiz.”
Como se tivesse a sensação de que sairia impune desse suborno, ela não acreditou quando o FBI (polícia federal americana) entrou em sua casa e deu voz de prisão. A atriz até chegou a perguntar para um dos agentes se aquilo tudo não era uma brincadeirinha…
Antes de encerrar a entrevista, Felicity deu um recado: “Eu peço desculpas a todos da comunidade acadêmica, aos estudantes e famílias que se sacrificam e trabalham duro para conquistarem seus objetivos legalmente.”
Desde 2019, Felicity Huffman está longe do mundo da TV. O afastamento teve uma breve pausa neste ano, quando apareceu como personagem central da trama de The Good Lawyer, spin-off jurídico de The Good Doctor (16º episódio da sexta temporada). O projeto, feito para virar uma série completa, foi rejeitado.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br