REPRODUÇÃO
Streamings pagos superam TV por assinatura, no Brasil
Quase metade dos domicílios brasileiros com televisão (43,4%), em 2022, tiveram acesso a streamings pagos. É o que aponta levantamento feito pela Pnad Tecnologia da Informação e Comunicação, divulgado pelo IBGE nesta semana. É a primeira vez que o instituto apresenta números relacionados ao consumo de streaming no Brasil.
Em números absolutos, 31,1 milhões de lares brasileiros tinham assinatura de alguma plataforma, no ano passado. Esse dado é bastante expressivo, pois contrasta com o alcance da TV paga no país, que despenca ano após ano. Em 2022, 19,8 milhões de lares (27,7%) contaram com serviços de canais pagos, menos de um terço. Em 2016, por exemplo, a parcela girava em torno de 33%.
É válido considerar que o rendimento é fundamental para entender a presença dos streamings pagos. A renda média mensal por pessoa nos domicílios com assinatura de plataformas era de R$ 2.454, em 2022. Enquanto que a mesma conta nos lares sem streamings pagos foi de R$ 1.140, menos da metade dos rendimentos.
Sempre se propagou que todo brasileiro, literalmente, tem um aparelho de televisão em casa. Essa pesquisa do IBGE mostra que não é bem assim, e a proporção diminui. Em 2022, 94,9% dos domicílios tinham ao menos uma TV, contra 95,5% do ano anterior.
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br