MUDANÇA NO CONSUMO

Pesquisa inédita mostra que streaming pago chega a 30 milhões de lares no Brasil

E a TV por assinatura perde cada vez mais espaço
REPRODUÇÃO
Streamings pagos superam TV por assinatura, no Brasil
Streamings pagos superam TV por assinatura, no Brasil

Quase metade dos domicílios brasileiros com televisão (43,4%), em 2022, tiveram acesso a streamings pagos. É o que aponta levantamento feito pela Pnad Tecnologia da Informação e Comunicação, divulgado pelo IBGE nesta semana. É a primeira vez que o instituto apresenta números relacionados ao consumo de streaming no Brasil.

Em números absolutos, 31,1 milhões de lares brasileiros tinham assinatura de alguma plataforma, no ano passado. Esse dado é bastante expressivo, pois contrasta com o alcance da TV paga no país, que despenca ano após ano. Em 2022, 19,8 milhões de lares (27,7%) contaram com serviços de canais pagos, menos de um terço. Em 2016, por exemplo, a parcela girava em torno de 33%.

É válido considerar que o rendimento é fundamental para entender a presença dos streamings pagos. A renda média mensal por pessoa nos domicílios com assinatura de plataformas era de R$ 2.454, em 2022. Enquanto que a mesma conta nos lares sem streamings pagos foi de R$ 1.140, menos da metade dos rendimentos.

Sempre se propagou que todo brasileiro, literalmente, tem um aparelho de televisão em casa. Essa pesquisa do IBGE mostra que não é bem assim, e a proporção diminui. Em 2022, 94,9% dos domicílios tinham ao menos uma TV, contra 95,5% do ano anterior.


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