O Amazon MGM Studios comprou o direito de adaptar para a TV, em forma de série, o livro Glossy, best-seller do The New York Times que expõe o encanto e a podridão da Glossier, famosa empresa do ramo de cosméticos, criada pela girlbossEmily Weiss, a guru da beleza para os millennials. Autora da publicação, a jornalista Marisa Meltzer ouviu de investidores a ex-funcionários, além da própria Emily, para traçar o perfil da marca que chegou a ser avaliada em US$ 1,8 bilhão.
Inédito no Brasil, o livro Glossy: Ambition, Beauty, and the Inside Story of Emily Weiss’s Glossier (Glossy: Ambição, Beleza e a História Secreta da Glossier de Emily Weiss) foi lançado em setembro, nos Estados Unidos, e virou sensação porque traz em detalhes a ascensão de uma quase grife, com produtos beirando a exclusividade, que gerou um tipo de culto ao redor de Emily.
Daí, veio uma crise financeira braba, aliada à queda de vendas, forçando mudanças na cúpula. Fundadora, Emily deixou de gerir o dia a dia da empresa, saindo do cargo de CEO (diretora-executiva) em 2022. A Glossier passou a ser alvo de diversas denúncias, de racismo a ambiente tóxico no trabalho, tudo relatado no livro.
Atualmente, a marca Glossier não está na pior, registrando boas vendas. Mas agora seus produtos de beleza são encontrados na loja de departamento mais próxima…
A história de Glossier e Emily Weiss
O livro de Marisa Meltzer mergulha a fundo em “uma das marcas mais inovadoras no segmento de beleza”, de acordo com a prestigiada revista Forbes. A Glossier revolucionou essa indústria com sua marca sofisticada e abordagem única atrelada ao marketing de influência, tornando a empresa quase instantaneamente um rolo compressor, com fãs fanáticos fazendo fila para ter a chance de comprar seus produtos cobiçados.
De tabela, também ensinou a uma geração de líderes empresariais como falar com os clientes da geração Y e Z.
No centro de tudo está Emily Weiss, a sagaz ex-superestagiária da revista Teen Vogue que chamou a atenção no reality show The Hills, da MTV, disponível na Netflix.
Ela criou o blog Into the Gloss, sobre o mundo da beleza, e provou que tinha visão, coragem e ambição. Dali surgiu a marca Glossier, em 2014. Ela habilmente transformou cada experiência, cada reunião em uma oportunidade para alimentar seu próprio sucesso pessoal.
Juntamente com o seu estilo dispendioso e característico, e a sua visão singular para o futuro do consumismo, ela não foi detida. Como é que uma jovem sem qualquer experiência profissional real conseguiu entrar nos lugares mais chiques e privilegiados da alta sociedade? Ela é a única responsável por seu sucesso? E por que, oito anos depois, no auge da mania Glossier, ela renunciou?
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
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