INJUSTIÇA

Opinião: Game of Thrones é desrespeitada em listas de melhores séries

Maior vencedora do Emmy, produção da HBO é mal avaliada por pedantes
DIVULGAÇÃO/HBO
Peter Dinklage em cena de Game of Thrones
Peter Dinklage em cena de Game of Thrones

Maior série da história, Game of Thrones (2011-2019) não recebe o devido respeito em lista de melhores séries, de todos os tempos ou do século 21, elaboradas por críticos e especialistas. A vergonha mais recente veio da revista The Hollywood Reporter, que colocou o drama fantasioso na inconcebível 30ª posição em ranking com os 50 melhores programas de TV do atual século.

A lista, elaborada por três críticos e alvo de comentários negativos do público, considerou apenas atrações de língua inglesa. A ênfase do levantamento está no “melhores”, por isso é importante destacar uma diferença que eu faço entre “maior série” e “melhor série”.

Melhor série” (subjetividade) é aquela que mais entregou qualidade nos quesitos técnicos, que provocou revolução no meio televisivo e é um primor em qualquer aspecto, perto de ser infalível. Já “maior série” (objetividade) é a de maior impacto na cultura pop, até mesmo transcendendo-a, além de arrebatar prêmios constantemente.

Por isso, não tem como não considerar Game of Thrones a maior série da história. Estamos falando aí da série mais premiada do Emmy: 59 estatuetas conquistadas em 160 indicações; a segunda maior vencedora, Frasier, tem 37 vitórias. No geral, foram 272 vitórias em premiações. 

Além de ser série mais vista da década passada em todo o mundo (e isso simultaneamente, um fenômeno). Virou símbolo quase onipresente da cultura pop. Transformou o modo de se fazer TV na transição para a era do streaming, com rivais da HBO buscando a “nova Game of Thrones”.

Agora, Game of Thrones é a melhor série já feita? Isso sim é questionável, haja visto alguns problemas na adaptação dos escritos de George R.R. Martin, além do final bem criticado e soluções de narrativa ruins aplicadas durante as oito temporadas. 

Mas nada, contudo, justifica uma 30ª posição em um ranking para elencar os 50 melhores programas de TV do século 21.

Séries como Broad City (29ª) e Battlestar Galactica (26ª) ficaram na frente de GoT. E vejam só que Breaking Bad foi a 15ª colocada (isso mesmo, 15ª)…

No ano passado, a Rolling Stone fez uma lista das 100 melhores séries de todos os tempos, após ouvir 46 pessoas da indústria do entretenimento, de atores a produtores, de roteiristas a jornalistas. Game of Thrones cravou uma vaga parecida: 31º lugar.

Ambos resultados escancararam o quanto parte da crítica é pedante, cujo prazer é se achar cult ao menosprezar a trama popular e arrebatadora.

Mesmo no tempo quando estava no ar, Game of Thrones sofria comentários pejorativos de gente tentando ser mais real do que o rei. Rotular a série de “novelão” faz parte do vocabulário desse tipo. Fica aquela impressão que só uma pessoa com conhecimento elevadíssimo é capaz de enxergar o que GoT supostamente é, negando qualquer qualidade.

Ao meu ver, não existe lista de melhores séries/programas de TV de todos os tempos sem Game of Thrones no top 10 (no mínimo). Em 2021, a rede britânica BBC fez um levantamento para rankear as 100 melhores séries do século 21. Foram entrevistados especialistas de 43 países. E Game of Thrones ficou na justa quinta posição.

Claro que GoT não tem espaço na conversa lá no topo, onde Breaking Bad deveria estar, registra-se. No caso da The Hollywood Reporter, o absurdo chega ao ponto de ter a supervalorizada Reservation Dogs na sexta posição, algo inexplicável.

Mas GoT é muito melhor (ênfase no melhor) do que dezenas de séries/programas ranqueados à frente dele na lista da THR, sem dúvida.

Em tempo: os cinco melhores programas de TV do século 21, segundo a The Hollywood Reporter, são: The Wire (quinta colocada), 30 Rock (quarta), Succession (terceira), The Sopranos (segunda) e Mad Men (primeira).


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross