Em uma aliança sem precedentes na história do mercado televisivo, oito emissoras europeias se uniram no que está sendo chamado de “maior colaboração da Europa” sobre séries dramáticas. O objetivo dessa parceria gigantesca é coproduzir, pelo menos, oito séries a cada ano. O acordo trianual visa combater a Netflix e outras plataformas americanas de streaming que estão no Velho Continente.
O grupo ganhou o nome de New8. As emissoras que formam o time pesado são: ZDF (Alemanha), NPO (Holanda), VRT (Bélgica), SVT (Suécia), DR (Dinamarca), YLE (Finlândia), RÚV (Islândia) e NRK (Noruega).
O acordo foi anunciado nesta terça-feira (10) na Mia, feira do mercado audiovisual realizada em Roma, capital da Itália. Contra a enxurrada de séries hollywoodianas, essas oito emissoras vão produzir, em conjunto, atrações locais de ponta e prestigiadas, além de compartilhar produções umas com as outras. E a própria organização New8 vai vendê-las para o resto do mundo.
A ideia é que cada emissora ajude no financiamento e logística de uma série determinada tocada por outra coirmã. “O aspecto-chave dessa colaboração é assegurar ampla distribuição para cada projeto”, disse a New8, em nota.
Hans-Jørgen Osnes, executivo da NRK, disse em painel na Mia que “a meta [do New8] é permanecer relevante em um cenário bastante competitivo e atender às altas expectativas do público.”
O New8 se reunirá quatro vezes por ano, com cada emissora tendo a oportunidade de apresentar diversos projetos dignos de serem impulsionados pelo grupo.
Para Elly Vervloet, diretora de drama da VRT, a colaboração é boa para todas as partes envolvidas. Ainda mais pensando no público-alvo das atrações a serem produzidas: faixa entre 18 e 45 anos, focando principalmente nos jovens europeus que consomem muitas séries americanas que não necessariamente tratam de situações comuns a eles.
“Esse acordo vai ser muito importante para os telespectadores mais jovens”, afirmou Elly. “Todos nós sabemos como é difícil e complicado financiar séries de alta qualidade. Agora, podemos projetar, analisar um orçamento e investir nas séries uns dos outros, tendo assim acesso a dramas prestigiados. Todo mundo sai ganhando”.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br