Você acha que paga caro para acessar seu streaming favorito? Pois bem, de acordo com o diretor-financeiro (CFO) da Warner Bros. Discovery, Gunnar Wiedenfels, você está no lucro. Segundo ele, as mensalidades deveriam ser mais caras por causa da qualidade do conteúdo disponível. Esse pensamento não é só dele, haja vista que tanto a sua HBO Max quanto quase todas plataformas rivais aumentaram o preço dos planos de entrada recentemente. Até o streaming da maçã, da trilionária Apple, não resistiu.
Wiedenfels falou sobre isso em uma conferência com gente graúda do mercado financeiro americano, realizada pelo banco Bank of America. “Durante uma década, no streaming, uma quantidade vasta e valiosa de conteúdo de qualidade foi entregue [ao público] bem abaixo do valor de mercado”, afirmou.
“Por isso, vemos aumento de mensalidades praticamente em toda a concorrência”, contextualizou o executivo. “Isso foi aplicado principalmente no mercado internacional.”
E foi o que de fato aconteceu com a própria HBO Max, o streaming da nova Warner. No começo deste ano, aqui no Brasil, o plano básico saltou de R$ 27,90/mês para R$ 34,90/mês.
O CFO explicou que aumentar a mensalidade é uma estratégia para atrair consumidores para o plano anual, reduzindo assim a taxa de cancelamento. Isso porque tem quem assina a plataforma durante alguns meses, só para ver uma ou outra série, e depois pula fora.
Veja o caso brasileiro. No plano anual da HBO Max, a economia é de cinco meses. O preço de acesso durante um ano é de R$ 239,90 (pagamento único). Se uma pessoa pagar mês a mês, em um ano ela vai gastar R$ 418,80. A economia no plano anual é de R$ 178,90.
Os assinantes anuais são uma grande vantagem para os streamings por vários motivos. Além de reduzir a fuga, ter um número garantido de assinantes ajuda o balanço financeiro, pois trata-se de uma receita garantida, ficando assim mais fácil de fazer projeções e administrar o negócio.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br