REPRODUÇÃO/NBC
Helen Baxendale na 5ª temporada de Friends
Lendário diretor de sitcoms, com passagem marcante por Friends (1994-2004, HBO Max), James Burrows detonou a atriz Helen Baxendale, intérprete de Emily. Em seu livro de memórias, intitulado Directed by James Burrows, ele simplesmente não mediu palavras ao dizer que Helen não era “particularmente engraçada” e que faltava química, por parte dela, na interação com David Schwimmer, o Ross.
Emily foi introduzida na trama de Friends durante a quarta temporada para ser o rebote de Ross após o fim do relacionamento dele com Rachel (Jennifer Aniston). Burrows revelou que foi um erro a escolha da Helen, dizendo que quase houve uma troca no meio do caminho, substituindo a atriz britânica por outra.
No final das contas, Helen apareceu em 14 episódios de Friends. Então, por que não houve a substituição? O calendário apertado foi o motivo.
“Na maioria das vezes, você não consegue fazer outra escalação de atriz”, contou o diretor no livro. “Isso por causa do calendário apertado e outras considerações de logística. Você precisa de alguém capaz de fazer o outro rir. Tem vezes que você inicia um arco [narrativo] e não está funcionando, o jeito é se livrar da pessoa.”
Ele deu uma explicação sobre a falta de química de Helen:
“Schwimmer não tinha ninguém na fila pós-Rachel. Era como bater palma com uma mão só. Em sitcoms, ou qualquer outro tipo de comédia romântica, a personagem ser engraçada é tão importante quanto a química. Percebemos isso, que qualquer nova namorada de Ross precisava ser tão engraçada quanto Rachel. Helen era boa, mas não era particularmente engraçada.”
Helen deixou Friends no começo da quinta temporada, encerrando o breve casamento que Emily teve com Ross.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br