
A atriz Melissa Joan Hart relembrou um momento tenso da carreira que quase culminou com a sua demissão da série Sabrina, Aprendiz de Feiticeira (1996-2003; Paramount+), na qual era a protagonista. Em entrevista ao podcast Pod Meets World, ela contou detalhes sobre o polêmico ensaio sensual que fez para a revista masculina Maxim, em 1999, aparecendo de lingerie (ou nua, mas coberta com lençol) em várias fotos.
Melissa contou que se divertia em uma festa em Hollywood quando foi surpreendida pelo seu advogado, que só fez uma pergunta bem direta: “Você fez um ensaio para a Maxim?”. Ela respondeu que sim [fotos ao longo do texto]. “Bem, você está sendo processada e demitida de sua própria série”, devolveu o advogado. “Não fale com a imprensa, não faça nada”, ordenou.

Contextualizando… Melissa Joan Hart tinha 20 anos quando começou a gravar a série teen sobrenatural. Sua personagem, a feiticeira Sabrina Spellman, estava com 16 anos no começo da narrativa. Nesse período do ensaio, a atriz tinha 23 anos.
Estava em disputa um aspecto de imagem, na superfície. Embora Melissa fosse maior de idade, sua personagem além de ser adolescente, mantinha o caricato aspecto mais jovial e ingênuo, contraste completo com as fotos do ensaio. Porém, o ponto crítico era uma cláusula do contrato que ela firmou com a série.

Na capa da Maxim, a manchete destaca: “Sabrina, sua feiticeira preferida sem roupa”. No caso, Melissa foi acusada de ferir um artigo do acordo que a proibia de “interpretar a personagem nua”.
A atriz teve de escrever uma carta explicando a situação de forma mais clara. Como combinado previamente, o ensaio NÃO teria relação com a série Sabrina, Aprendiz de Feiticeira; ela não estava ali interpretando Sabrina Spellman. Seria apenas a pessoa física Melissa (ela promovia um filme), e seu nome deveria estar na capa, não o da personagem. Na carta, ela deixou claro que não tinha controle sobre o que a Maxim iria escrever na manchete.
O argumento de Melissa prevaleceu: ela não foi demitida. Na época, essa história vazou na imprensa e a atriz foi tema de tudo que é programa na TV americana, dos matutinos aos talk shows noturnos. A grande maioria apoiando-a, fazendo perguntas do tipo: “Por que Melissa não pode ser sexy? Ela tem 23 anos!”
Indiretamente, valeu o lema de que não existe propaganda ruim. Sabrina, então na quarta temporada, ganhou um boost (trama terminou em 2003, no sétimo ano). E a celeuma foi positiva para Melissa, no final das contas.
Veja a controversa capa da Maxim:

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br