Famosa por contar histórias fidedignas acerca de todas as cores da comunidade LGBTQIA+, a série britânica Heartstopper (Netflix) deu um avanço importante na segunda temporada. A trama explora com realismo a jornada de um personagem assexual e arromântico, o introvertido Isaac Henderson (Tobie Donovan), retrato bastante raro de ser visto no mundo do entretenimento, ainda mais quando feito com delicadeza.
O cuidado com a jornada de Isaac tem razão de ser. Situações experimentadas por ele tem base em vivências reais da criadora de Heartstopper, Alice Oseman, que se identifica como assexual e arromântica, tal qual Isaac descobre ser na nova leva de episódios.
O que significa ser assexual e arromântico
Há diferenças entre um termo e outro. A pessoa assexuada não sente atração sexual por outras pessoas, se interessando pouco ou quase nada. Já a pessoa arromântica é quem não demonstra afinidade por comportamentos ou demonstrações românticas/sentimentais. Como as próprias palavras entregam, uma tem a ver com o tesão sexual, a atração física. A outra engloba sensações afetivas com alguém.
Alice Oseman falou sobre essa inserção cirúrgica na segunda temporada de Heartstopper, em entrevista à BBC. A autora ressaltou a importância dessa abordagem em uma atração voltada ao público adolescente, servindo de farol e conforto.
“Eu tenho 28 anos e só aprendi sobre esses termos [assexual e arromântico] na universidade”, revelou. “E, honestamente, só fui realmente aprender o significado real deles bem mais tarde.”
“Sinto que a assexualidade e o arromantismo são identidades pouco conhecidas do grande público”, continuou. “Eu procurei apresentar isso em uma plataforma de massa, de enorme alcance. E espero que pessoas se identifiquem, que se vejam nessa história [de Isaac].”
Alice confessou que teria um amadurecimento melhor caso tivesse contato com jornadas desse tipo, no mundo do entretenimento, quando era mais jovem. “[Isso] teria me ajudado bastante”, disse. “Se eu tivesse visto, durante a minha adolescência, personagens assexuais, eu teria compreendido essa parte de mim bem mais cedo do que realmente aconteceu. E eu teria me livrado da angústia, dor e confusão que me atacaram.”
Em papo com a própria Netflix, Tobie Donovan comentou sobre a descoberta de Isaac. “Ao conhecer os termos assexualidade e arromantismo [em uma exposição de arte], Isaac tem o grande momento de sua jornada”, contou. “Após explorar sua sexualidade, ele se encontra no espectro queer.”
Na já confirmada terceira temporada, Heartstopper pode aprofundar ainda mais a assexualidade de Tobie.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br