GREVE DOS ATORES

Mandy Moore recebeu cheque de 81 centavos como pagamento por This Is Us

Atriz indicada ao Emmy ecoa critica contra os residuais vindos dos streamings
LESLEY GOLDBERG/THR
Em piquete, Mandy Moore segura cartaz do sindicato dos atores (SAG)
Em piquete, Mandy Moore segura cartaz do sindicato dos atores (SAG)

A atriz Mandy Moore engrossa a lista de artistas de Hollywood que revelam como os streamings repassam mixaria aos atores, no caso literalmente centavos, mesmo disponibilizando séries consagradas. Ela, por exemplo, revelou ter recebido um cheque cujo valor nem chegou a 1 dólar, pagamento referente ao drama chororô This Is Us, no qual interpretou a inesquecível Rebecca Pearson e foi indicada ao Emmy.

Mandy participou, nesta terça-feira (18), de piquete formado em frente aos estúdios da Disney, na cidade de Burbank (Califórnia, EUA). Entrevistada pelo site The Hollywood Reporter, a atriz comentou o motivo de apoiar a greve dos atores, iniciada há quatro dias.

A questão sobre os residuais é muito importante”, pontuou, se referindo ao valor repassado pelos streamings para os atores (e roteiristas) ao disponibilizar séries; funciona como direito de imagem ou autoral.

Ela contou que recebeu “um cheque de valor bem pequeno, de 81 centavos” pelos residuais de This Is Us vindos do streaming. 

Muitos atores passaram a divulgar os residuais recebidos desse modelo após reportagem da revista The New Yorker mostrar que atrizes de Orange Is the New Black, produção popular e original da Netflix, embolsam valores irrisórios da gigante do streaming, por mais que apareçam em dezenas e dezenas de episódios. 

O caso de Kimiko Glenn, a detenta Brook Soso, viralizou nas redes sociais. Ela gravou um vídeo, postado no TikTok, mostrando o documento oficial do pagamento acerca do trabalho na dramédia icônica (apareceu em 44 episódios): US$ 27,30 pelos serviços prestados.

O sindicato dos atores (SAG) rejeitou a proposta oferecida pela AMPTP (entidade patronal que representa os estúdios e produtoras) de reforma no modo de pagamento dos residuais oriundo dos streamings. 

Antes de tudo, o SAG quer transparência das plataformas, questionando a razão de atrizes, como Kimiko, receberem dezenas de dólares por papel de destaque em uma série de peso, enquanto executivos faturam salários anuais astronômicos chegando na casa dos 20 e tantos milhões de dólares.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross