FUROS DE ROTEIRO

5 tramas sem sentido de Manifest; dá para resolvê-las antes do fim?

A desafiadora missão de colocar um ponto final na narrativa da série
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Josh Dallas na 4ª temporada de Manifest
Josh Dallas na 4ª temporada de Manifest

Chegou a hora de Manifest encarar o momento mais tenso para uma série: concluir a trama. A situação é mais complexa ainda por se tratar de uma narrativa sobrenatural carregada de teorias. No meio do caminho, o drama apresentou histórias que se perderam, ficando sem sentido e expondo furos de roteiro. Ainda dá para consertar isso na leva final de episódios, que estreia na próxima sexta (2)?

O Diário de Séries traz cinco tramas de Manifest que fugiram dos trilhos. Algumas podem ser corrigidas na reta final. Outras se perderam tanto que ganharam vida própria e não tem mais como arrumar. Confira:

Danny desprezado

O caso de Danny (Daniel Sunjata) é um dos mais estranhos de Manifest. Após sair de cena, o personagem simplesmente foi ignorado como se nunca tivesse existido, embora tenha forte ligação com parte do núcleo da série: foi marido de Grace (Athena Karkanis) e padrasto de Olive (Luna Blaise).

Grace e Danny tiveram uma relação de três anos, sendo ele uma importante figura paterna para Olive durante o período do desaparecimento do voo 828, no qual estava Ben (Josh Dallas), seu pai biológico. Mesmo quando Ben reaparece, Olive chama Danny de pai, o procurando quando se encontra em enrascada.

Daí, Danny some da vida das duas, sem mais nem menos. Ele sequer é lembrado, por mais que o final da relação com Grace não tenha sido o melhor possível. Foram anos de uma relação intensa e íntima para ser completamente esquecido. Aqui, dá para Manifest situá-lo melhor na história antes do fim.

Detetive Michaela

A lógica passou longe… Antes do voo 828, Michaela (Melissa Roxburgh) era uma policial de baixa patente. Quando volta, ela vira detetive instantaneamente, ganhando uma posição de prestígio dentro da força sem, aparentemente, ter feito muito para obter o cargo.

Tem ainda a questão de Michaela estar com 21 anos quando embarcou para a Jamaica. Essa é a idade mínima permitida pela lei no que tange a contrações da polícia de Nova York. Ou seja, ela era ainda uma novata na função, com pouca experiência nas ruas. Mesmo assim, virou detetive.

Melissa Roxburgh na 4ª temporada de Manifest
Melissa Roxburgh na 4ª temporada de Manifest

Envelhecimento de Cal

Essa situação Manifest precisa explicar melhor durante os últimos dez episódios. Como explicar o envelhecimento de Cal, agora interpretado por Ty Doran? Ele ficou, misteriosamente, cinco anos mais velho após desaparecer novamente. 

Esse novo Cal serve melhor para o desenvolvimento da trama principal da Manifest. Contudo, tem de existir uma explicação plausível sobre esse envelhecimento, afinal trata-se de um personagem fundamental da história.

Voo 828 lotado ou não?

É importante, de uma vez por todas, esclarecer o que de fato ocorreu no voo 828. Uma questão interessante gira em torno da lotação do avião. Na primeira metade da quarta temporada, por exemplo, foi citado que haviam 191 passageiros. Mas na leva anterior, fora dito que 14 lugares estavam vagos. As cenas de flashback mostram o avião lotado, claramente.

Olive, por exemplo, não viajou de volta para Nova York com Ben e Cal porque o voo estava cheio; retornou com a mãe, Grace. Qualquer coisa pode caber nessa explicação, sobre se o voo realmente estava cheio ou não. Algum coisa sobrenatural forçou Olive a não desaparecer durante cinco anos e meio no voo 828? Qual o propósito disso, então?

Michaela impune

Mick protagonizou outra trama sem sentido. A vida da personagem mudou completamente, lhe afetando até hoje, após o acidente de carro que sofreu, no qual sua melhor amiga, Evie (Simoné Elizabeth Bart), morreu. Ela sequer foi acusada de qualquer dolo, a despeito de ter consumido álcool antes de dirigir.

Tem-se, então, dois problemas: embriaguez ao volante e morte de uma pessoa. Ainda que viva com uma culpa eterna, Mick não deve nada à Justiça. Para completar, nem o emprego na polícia ela perdeu. Mesmo que pudesse ser inocentada da morte de Evie, a detetive teria de ser punida com mais rigor, no mínimo.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross