A atriz Jane Fonda, estrela da comédia Grace and Frankie (Netflix) e vencedora de dois Oscars, revelou que foi assediada pelo diretor francês René Clément (1913-1996) durante as filmagens do longa Jaula Amorosa, de 1964. A proposta indecente do cineasta renomado foi rechaçada pela lenda de Hollywood, que relembrou o caso em entrevista no talk show Watch What Happens Live, apresentado por Andy Cohen, na edição da última segunda-feira (15).
Dentro de um quadro do programa, Cohen perguntou para Jane Fonda: “Cite um homem de Hollywood que deu em cima de você, mas você rejeitou”. A atriz de 85 anos nem hesitou na resposta: “O diretor francês René Clément.”
“Bem, ele queria me levar para a cama porque minha personagem teria um orgasmo no filme e ele queria ver como eram meus orgasmos”, contou Jane. “Ele falou isso em francês. Eu fingi que não entendi.”
Na época, Clement tinha 51 anos e Jane, 27. O cineasta tinha grande fama no meio, um dos principais nomes da cena francesa nos anos 1950 e 1960, ganhador de múltiplos prêmios no Festival de Cinema de Cannes.
A declaração da estrela americana engrossa a lista de várias denúncias acerca do cinema francês, que, segundo depoimentos de atrizes, parece perpetuar uma cultura de abuso nos bastidores contra mulheres.
No papo com Andy Cohen, Jane Fonda fez aquela brincadeira com fundo de verdade, após compartilhar o caso de assédio sofrido: “Eu tenho histórias para te contar, menino. [mas] não temos tempo suficiente.”
Jane está promovendo o filme Do Jeito Que Elas Querem – O Próximo Capítulo, em cartaz nos cinemas. Ela vem de uma bem-sucedida investida na TV, protagonizando a comédia Grace and Frankie na Netflix, ao lado de Lily Tomlin; Jane foi indicada ao Emmy pela atração, que é a série mais longeva da gigante do streaming (sete temporadas, 94 episódios).
Veja, em inglês, a participação de Jane Fonda no talk show Watch What Happens Live:
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br