Em comemoração aos 10 anos de Vikings, completados na última sexta-feira (3), o canal History 2 prepara exibição da série na íntegra diariamente. A partir do dia 6, todas as temporadas vão entrar no ar com episódios de segunda a sexta, sempre às 22h. A programação especial é válida pois se trata de um caso à parte em Hollywood, quando um canal estranho ao mundo do entretenimento, mais dedicado à documentários, lançou uma série que se tornou um sucesso em todo mundo, de maneira totalmente inesperada.
Ao todo, são 89 episódios, espalhados em seis temporadas. Essa investida do History se deu durante período da década passada no qual vitrines que não investiam em séries, como os canais A&E, Bravo e MTV, passaram a produzir atrações roteirizadas que caíram no gosto do público, tipo Bates Motel, do A&E, por exemplo.
Vikings conta a história de guerreiros, comerciantes e exploradores nórdicos do século VIII e retrata a vida na Idade Média por meio dos olhos da sociedade viking.
Fundada na tradição oral nórdica e utilizando línguas mortas, como o nórdico antigo, o latim, o francês medieval e o inglês antigo, a vibrante história de Ragnar (Travis Fimmel) revive as aventuras de um povo que atuava também como agricultores e construtores de barcos, usando tecnologia avançada para aquela época.
O drama teve como foco principal entregar precisões históricas infalíveis. Contudo, houve certas críticas de historiadores sobre algumas encenações.
A saga se passa na costa de Northumberland, no nordeste da Inglaterra, marco da origem da era viking. E é justamente no ano de 793 que Ragnar encarna as tradições nórdicas de devoção aos deuses; segundo a lenda, ele descende de Odin, deus da guerra e dos guerreiros.
Ragnar é um fazendeiro aventureiro e pai de família que está frustrado com as políticas de Earl Haraldson (Gabriel Byrne), que continua a enviar seu exército para os pobres estados bálticos e a Rússia, em vez das novas terras inexploradas do oeste.
À medida que o domínio escandinavo se estende, Ragnar desafia seu líder sem visão a buscar ser um verdadeiro rei. O protagonista é apoiado por sua mulher, a camponesa Lagertha (Katheryn Winnick).
Quem preferir comemorar os dez anos de Vikings ao bel-prazer, pode maratonar a série na Netflix. Por lá, todas as seis temporadas estão disponíveis.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br