O último que sair apaga a luz. Comédia vencedora do Emmy Internacional, Sex Education sofre uma debandada de atores que parece sem fim. São os próprios integrantes do elenco que estão revelando as despedidas, com Emma Mackey (a Maeve) sendo a mais recente a entrar na fila do adeus. Isso expõe uma falha da Netflix, que precisava controlar esse tipo de comunicação, cuidando melhor de um dos principais produtos da plataforma.
Ao todo (até agora), seis atores de Sex Education “furaram” a Netflix e anteciparam as respectivas saídas da série. Quatro desses não estarão nem na próxima quarta temporada; são eles: Rakhee Thakrar, Tanya Reynolds, Patricia Allison e Simone Ashley. Os outros dois anunciaram que não vão atuar na (possível) quinta leva de episódios.
Esse último caso é o de Emma Mackey. Em entrevista para a publicação britânica RadioTimes, a atriz respondeu o seguinte ao ser perguntada sobre a quinta temporada de Sex Education: “Quinta temporada? Não, acredito que não estarei na quinta temporada. Eu me despedi de Maeve.”
Em uma postagem no Instagram, Ncuti Gatwa (o Eric) deixou um recado subliminar de que a quarta temporada foi a última dele também: “Último dia de gravação. Pela última vez.”
Não pega bem ter atores tão importantes para a trama de uma série fazer tais revelações fora do script. Não é cercear a expressão deles, mas anúncios desse nível são impactantes e deveriam ser controlados.
A própria Netflix deveria criar algo para que ambos pudessem revelar isso de forma oficial. Ou fazer de tudo para que o segredo fosse mantido ao menos até o lançamento da quarta temporada.
Também não se trata de mantê-los eternamente na atração. Ainda mais pelo fato de ambos os atores, Emma e Gatwa, estarem com novos projetos engatilhados e vão seguir em frente com as respectivas carreiras. O problema é ter essas notícias reveladas de sopetão, quase no improviso. Nitidamente, faltou uma moderação da Netflix acerca disso.
O mesmo ocorreu com os atores que nem estarão mais na quarta temporada. Muitos destes também soltaram a notícia em entrevistas para a imprensa. Foi o caso de Rakhee Thakrar (a professora Emily), que falou para o jornal Daily Star: “Não estarei na quarta temporada. E eu não posso dizer o porquê.”
Em compensação, oito atores entram no elenco da comédia na próxima temporada: Dan Levy, vencedor do Emmy de coadjuvante pela comédia Schitt’s Creek, Thaddea Graham (Doctor Who), Marie Reuther (Kamikaze), Jodie Turner-Smith (The Last Ship), Felix Mufti, Anthony Lexa, Alexandra James e Imani Yahshua.
A incógnita a ser resolvida é se vai ter uma quinta temporada de Sex Education; ou se mais episódios são necessários. Continuando, a trama pode optar por dois caminhos: seguir os personagens, os sobreviventes, na juventude adulta durante os anos na faculdade (por exemplo) ou manter a vibe do ensino médio reformulando o elenco por completo, apresentando dezenas de novos alunos.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br