A atriz Uzo Aduba, a Suzanne de Orange Is the New Black, foi escalada como protagonista de The Residence, nova série produzida por Shonda Rhimes para a Netflix. Três vezes vencedora do Emmy, Uzo vai interpretar uma detetive com uma missão espinhosa e desafiadora: encontrar a pessoa que cometeu um assassinato dentro da Casa Branca, a sede do governo dos Estados Unidos.
The Residence tem como espinha dorsal a fórmula imbatível do “quem matou?”. A trama é levemente baseada no livro Por Dentro da Casa Branca, de Kate Andersen Brower. Kate é uma jornalista especializada em política que trabalhou na sede do governo durante o primeiro mandato de Barack Obama. Ela escreveu três livros sobre a Casa Branca.
Shonda Rhimes chefia a produção-executiva, ao lado da inseparável parceira Betsy Beers. O showrunner é Paul William Davies, roteirista de Scandal, série ambientada na Casa Branca e criada por Shonda.
A personagem de Uzo Aduba chama-se Cordelia Cupp, detetive da Polícia Metropolitana, em Washington, capital federal dos EUA. Ela tem como característica ser uma observadora bem cuidadosa do comportamento humano, traço que vem acompanhado de um estilo de conversa excêntrica e distinta, que alguns consideram profundamente irritante.
Um jantar oficial na Casa Branca culmina em resultado catastrófico. Cordelia entra no caso e se depara com 132 quartos, 157 suspeitos… e um cadáver. The Residence promete explorar todos os corredores e cantos da mansão famosa em todo o mundo, seja o andar de cima ou de baixo, na frente ou nos fundos.
Alçada à fama por causa de Orange Is the New Black, Uzo Aduba abraçou uma jornada eclética após o fim da histórica comédia da Netflix encerrada em 2019, investindo no cinema, teatro e TV.
No mundo das séries, ela roubou a cena em Mrs. America (2020, Star+), na pele de uma deputada lendária na narrativa baseada em fatos reais, ganhando um Emmy. Em 2021, foi a protagonista da quarta temporada de In Treatment (HBO), versão americana da série israelence que foi adaptada no Brasil com o nome de Sessão de Terapia.
No ano passado, ela foi indicada ao Tony, o Oscar do teatro americano, pela peça Clyde’s.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br