JUBILEU DE OURO

50 anos de HBO: as 5 melhores séries (fora do radar) da história do canal

O canal premium sinônimo de qualidade na TV faz aniversário neste 8 de novembro
IMAGENS: DIVULGAÇÃO/HBO
Oscar Isaac em cena de Show Me a Hero
Oscar Isaac em cena de Show Me a Hero

Listas com as melhores séries da história da HBO sempre apresentam aqueles títulos prestigiados e inescapáveis, como The Sopranos, Game of Thrones e Sex and the City. Neste 8 de novembro, quando o canal premium completa 50 anos, o Diário de Séries propõe algo diferente: as cinco grandes atrações da HBO que orbitaram fora do radar, produções que não tiveram grande apreço do público ou ganharam destaque modesto na mídia.

O quinteto de séries apresentadas abaixo tem de tudo um pouco, desde meninas skatistas (Betty) até terror com temática social e racial (Lovecraft Country). Vale também relembrar Oscar Isaac na pele de um prefeito combatente (Show Me a Hero), uma narrativa brisante e de criatividade ímpar (Room 104) e drama policial que se distingue de qualquer outro (The Night Of).

Confira as 5 melhores séries (fora do radar) da história da HBO; todas estão disponíveis no streaming HBO Max:

Nina Moran faz manobra com skate em Betty
Nina Moran faz manobra com skate em Betty

Betty

Comédia teen
(2020-2021), duas temporadas, 12 episódios

A refinada Betty já nasce no mundo alternativo. A comédia é uma adaptação de um filme lançado à margem do circuito comercial sobre garotas da geração Z (nascidas entre 1997 e 2012) que andam de skate em Nova York e lutam para conquistar um espaço nas ruas e pistas dominadas por homens. O nome da série é a forma jocosa como os garotos chamam as skatistas.

Betty explora o mundo das jovens, de romances a amizades, usando como pano de fundo um cenário nada comum, por isso se sobressai. As cenas das manobras em cima dos skates são realistas, contando com uma atleta profissional no elenco. Muitos “picos” do skate nova-iorquino são mostrados na série, que tem a participação ilustre do Tony Hawk, o maior ídolo do esporte.

Jonathan Majors com Jurnee Smollett em Lovecraft Country
Jonathan Majors com Jurnee Smollett em Lovecraft Country

Lovecraft Country

Drama sobrenatural
(2020), uma temporada, dez episódios

Baseada em livro homônimo, Lovecraft Country entra no mundo sobrenatural e da ficção científica para contar o terror do racismo nos Estados Unidos na década de 1950. Monstros e criaturas estranhas entram na rota de Atticus Freeman (Jonathan Majors), que embarca em uma jornada para encontrar o pai desaparecido. Ele e os amigos também estão na mira de homens brancos, principalmente os que estão dentro da lei.

Lovecraft Country tem ótimo elenco, que encena uma narrativa bem diferente e importante. Ali se viu a criação de um tipo de Green Book, guia voltado às pessoas pretas que viajavam pelos Estados Unidos durante aquela época de forte segregação, mostrando hotéis e restaurantes, por exemplo, que não discriminavam as pessoas pela cor da pele.

Brian Tyree Henry na série Room 104
Brian Tyree Henry na série Room 104

Room 104

Gêneros variados
(2017-2020), quatro temporadas, 48 episódios

Esta é aquela série que cada episódio conta uma história diferente da outra. Por isso, Room 104 tem de tudo: comédia, drama, terror, musical, ficção científica… A única coisa comum entre os capítulos é o quarto 104 de um hotel de beira de estrada. Todas as tramas da atração se passam nesse mesmo quarto, ao longo de vários anos e dias.

Daí, abre-se possibilidades para as narrativas mais malucas e interessantes, de entregador de pizza seduzido por uma mulher até romance entre dois missionários mórmons. E tudo protagonizado por atores conhecidos do grande público como James Van Der Beek (Dawson’s Creek), Veronica Falcón (A Rainha do Sul), Rainn Wilson (The Office), Brian Tyree Henry (Atlanta), entre outros.

Oscar Isaac vive um prefeito em Show Me a Hero
Oscar Isaac vive um prefeito em Show Me a Hero

Show Me a Hero

Drama urbano
(2015), minissérie, seis episódios

O ator Oscar Isaac foi premiado com um Globo de Ouro pela atuação em Show Me a Hero, inspirada em uma história real. Ele interpretou o político Nick Wasicsko, prefeito da cidade de Yonkers, Estado de Nova York (EUA), no final dos anos 1980. O tema principal da trama é a falta de moradia para pessoas carentes e a resistência de parte dos moradores acerca da construção de um conjunto habitacional popular.

Lidando com uma ordem federal, o prefeito Wasicsko precisou mediar o movimento de pessoas de um bairro de classe média que se opunham à criação de moradia popular nos arredores. Show Me a Hero usou essa tensão para mostrar a importância da boa política, expondo de tabela o preconceito de classes (mais ou menos) favorecidas contra aquela parcela da população que está abaixo na escada social.

The Night Of teve o protagonismo de Riz Ahmed
The Night Of teve o protagonismo de Riz Ahmed

The Night Of

Drama policial
(2016), minissérie, oito episódios

Criticamente aclamado, o drama policial The Night Of brilhou em premiações e merecia um público maior do que conquistou durante a exibição, há seis anos. A narrativa insere elementos mais rebuscados e sagazes no gênero mais consagrado da TV.

Nasir “Naz” Khan, vivido pelo brilhante Riz Ahmed, é um jovem universitário paquistanês em Nova York tocando uma vida comum. Em uma bela noite quando conheceu uma garota, ele viu a vida mudar após ser acusado de matá-la de forma cruel, desferindo 22 facadas. Naz se diz inocente, porém não tem lembranças do que aconteceu realmente. A única esperança dele é um detetive atrapalhado, na pele de John Turturro. O público fica inquieto pois não sabe se acredita ou não no jovem.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!