
Eis uma oportunidade única para os fãs de séries. A essencial e imperdível Halt and Catch Fire (2014-2017) está disponível, dublada e de graça, na Pluto TV. E é no esquema sob demanda, com a possibilidade de você assistir aos episódios quando quiser. Trata-se de um dos melhores dramas da década passada, narrando a história da computação e internet durante os anos 1980 e 1990.
São apresentados eventos fictícios acerca da revolução da tecnologia, do computador pessoal (PC) aos primeiros dias da tão falada world wide web, a rede mundial de computadores.
O título da série é referência a um código chamado de halt and catch fire (HCF), cuja execução faz com que a unidade central de processamento do computador cesse (halt) a operação fundamental, provocando uma parada total, e “pegue fogo” (catch fire, em inglês). É uma metáfora para os riscos e imprevistos enfrentados pelos protagonistas na procura do sucesso.
Ao longo de quatro temporadas (40 episódios), o enredo acompanha um grupo de pioneiros no Texas (EUA) que buscam desafiar gigantes da indústria de computadores, desenvolvendo inovações que moldariam o futuro da tecnologia. O projeto é criar um computador pessoal capaz de desafiar os grandes nomes do ramo, como a IBM.
O Diário de Séries apresenta cinco motivos para você assistir à série Halt and Catch Fire. Confira:
Berço da computação na era digital
O computador faz parte de nossas vidas, item doméstico tão essencial como uma geladeira e um fogão. Logo, pode-se dizer que qualquer pessoa tem uma familiaridade básica com essa máquina. Por isso, é legal acompanhar como tudo começou, num período quando não se passava de um sonho algo tão banal nos dias de hoje: o ato de realizar uma compra online.
Halt and Catch Fire mergulha profundamente na evolução da tecnologia, oferecendo uma perspectiva fascinante sobre o início da era digital. A série explora o desenvolvimento dos primeiros computadores pessoais, a ascensão da internet e o impacto transformador dessas inovações na sociedade. É a raiz do nosso universo digital atual.
Pré-história da internet
É muito bacana ver o processo de desenvolvimento da internet. A série mostra como foi o passo a passo da elaboração de um programa que permitia a conversa entre duas pessoas usando um computador, algo surreal para a época. Foi o surgimento de uma ferramenta que desencadeou de tudo, de um simples bate-papo (chat) a compra e venda de produtos.
Outra coisa que Halt and Catch Fire realça é a criação de jogos eletrônicos. O drama retrata muito bem como surgiu a ideia de produzir do zero um inédito e revolucionário jogo de tiro em primeira pessoa, por exemplo, modelo tão básico hoje na indústria dos games.

Atuações impressionantes
O elenco da série dá show, com destaque para Lee Pace e Mackenzie Davis (que depois brilhou no cinema e na TV em vários trabalhos, como em episódio premiado de Black Mirror, o San Junipero). Ao lado deles também merecem aplausos Scoot McNairy, Kerry Bishé e Toby Huss.
Eles deram vida a personagens multifacetados e intensamente humanos, cada um deles trazendo consigo uma bagagem emocional e psicológica que evolui ao longo da narrativa. As relações complexas e as dinâmicas interpessoais são um dos maiores atrativos, com arcos de desenvolvimento que ressoam em quem busca profundidade e autenticidade numa produção televisiva.
Nostalgia
A ambientação da série é enriquecida pela cultura e moda dos anos 1980 e 1990, além de apresentar uma trilha sonora marcante que complementa a narrativa. Ou seja, não é somente a representação das tecnologias da época que se sobressai, mas também a captura com precisão da cultura, dos valores e das tendências daquele período efervescente.
Halt and Catch Fire transporta os espectadores para uma era rica do cenário pop, despertando nostalgia e proporcionando um olhar imersivo sobre como era viver naquelas décadas, tanto como jovens quanto adultos maduros.
Drama de alto nível
A série é bem escrita e dirigida, com uma narrativa que mantém o público engajado. Ela aborda temas como o poder da inovação, as consequências éticas do progresso tecnológico e a dinâmica de poder dentro do mundo corporativo.
Assuntos universais são dissecados, como ambição, fracasso e a luta para se reinventar. As jornadas dos personagens são marcadas por altos e baixos que refletem a realidade de tentar algo novo e inovador. No geral, o enredo é ao mesmo tempo emocionante e intelectualmente estimulante.
*Bônus: Halt and Catch Fire tem uma das vinhetas de abertura mais belas já vistas no mundo das séries, do conceito de arte até a trilha sonora; veja:

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br