
Vem aí aquela que promete ser a melhor temporada da série A Divisão. Composta de cinco episódios, a nova leva estreia no domingo (9), no Globoplay, apresentando uma trama cheia de nuances que mistura ação policial com embate jurídico, explorando como essas duas frentes se entrelaçam em um caso de sequestro que é, ao mesmo tempo, delicado e explosivo.
Na virada dos anos 1990 para 2000, o detetive Carlos Mendonça (Silvio Guindane) e o inspetor Juliano Santiago (Erom Cordeiro) mergulham em uma investigação desafiadora. Isso num período em que a onda de sequestros na cidade do Rio de Janeiro está cada vez mais preocupante.
Desta vez, a famosa dupla e sua equipe estão em busca de pistas para localizar Richard Rozenbaum (Ravel Andrade), filho de uma antiga conhecida da Divisão Antissequestro (DAAS), a implacável juíza Margareth Rozenbaum (Cissa Guimarães), responsável por reabrir o inquérito contra Mendonça no qual o policial é acusado de cometer uma chacina.
Figura controversa na delegacia, Margareth é conhecida por sua rigidez e por não hesitar em confrontar a corporação. Para Mendonça, resolver o caso e devolver Richard são e salvo à família é uma questão de honra. Mas, se a rotina da DAAS já é turbulenta, o desenrolar da operação e a investigação sobre o mentor do crime revelam um esquema ainda maior a ser desvendado.
“Pela primeira vez, Mendonça e Santiago se sentem encurralados para atuar da forma, digamos, questionável, que costumam lidar com a resolução dos casos, devido ao monitoramento constante da Margareth, avessa veemente à corrupção, à perversidade e ao abuso de autoridade”, contou o criador de A Divisão, José Junior, em entrevista à Globo.
“A nova temporada traz uma pressão para a equipe, de diferentes formas: pseudopolítica, privada e jurídica”, continuou. “E a conduta dessa mãe, que por mais que seja juíza, não respeita as regras e interfere de maneira equivocada no trabalho do grupo, será um fator crucial nesse cenário”. Para o produtor, esse cenário fortalece a parceria entre Mendonça e Santiago.
Como reforço, a quarta temporada de A Divisão recebe Roberta Rodrigues, atriz que entra na trama interpretando a determinada delegada Karen Medeiros.
Em paralelo, a nova temporada da série continua desenrolando a vida pessoal dos protagonistas. Santiago busca conciliar a vida profissional com o desejo de ser pai, ao lado da médica Fernanda (Cinnara Leal), e se envolve em um dilema entre a paternidade e a imprudência.
Em um ato impulsivo, durante uma investigação, Santiago coloca em risco sua carreira e relação, que ainda supera o trauma recente de um aborto espontâneo e um colapso conjugal. “Já no primeiro episódio, Santiago se depara com uma situação que mudará sua vida por completo”, revelou Erom Cordeiro.
Mendonça, por sua vez, continua genioso e implacável, mas não abandona o amigo, que já virou parte de sua família desde quando o delegado quebrou uma barreira entre eles e apresentou seus pais a Santiago, na terceira temporada.
“Acredito que o trunfo da temporada é levar ao público a continuidade de uma série de ação brilhantemente realizada, a partir das novas missões que a dupla encara, tendo pela frente casos que propagam nos personagens desafios complexos que exigem foco, coragem e muita inteligência”, comentou Silvio Guindane. “Sem dúvida, é uma das obras mais potentes que já trabalhei como ator”. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br