HISTÓRIAS DE VIDA

4 décadas e 290 locações: saiba tudo sobre Fim, série brasileira do Globoplay

Drama é baseado em best-seller homônimo escrito por Fernanda Torres
DIVULGAÇÃO/GLOBOPLAY
Fabio Assunção com Marjorie Estiano na série Fim
Fabio Assunção com Marjorie Estiano na série Fim

Na quarta-feira (25), o Globoplay lança a série brasileira Fim, baseada no romance best-seller escrito por Fernanda Torres. A trama, que se passa durante quatro décadas, precisou de 14 semanas para ser gravada, utilizando cerca de 290 locações. Tudo para retratar as mais variadas fases de um grupo de amigos, da juventude à velhice.

A história de Fim, seguindo o passo de nove protagonistas, abrange um período entre 1968 e 2012. Estão ali pessoas de uma geração que acreditava no “felizes para sempre”, mas foram atropeladas pela revolução de costumes dos anos 1970. Ao longo das décadas, os amigos compartilham amores, traições, mágoas, alegrias, manias, loucuras e frustrações.

O pontapé inicial da narrativa se dá com a partida de Ciro (Fabio Assunção), o mais admirado do grupo, que morre sozinho na cama de um hospital. Nos tempos dourados, se apaixonou perdidamente por Ruth (Marjorie Estiano), com quem se casou. Seu jeito agregador conquistou a moça igualmente encantadora, que também era o centro das atenções nas rodas que frequentava.

Juntos, os dois formavam um casal de causar inveja, não fosse o passar do tempo e os percalços da vida a roubarem o brilho dessa união.

O solteirão mais atlético da turma, Ribeiro (Emilio Dantas), também cai de amores por Ruth. Acostumado a se envolver com meninas bem mais novas, passa a vida à sombra de Ciro, servindo de plateia para o relacionamento do amigo.

Capa do livro Fim, de Fernanda Torres
Capa do livro Fim, de Fernanda Torres

Levando uma vida hedonista e sem responsabilidades, Silvio (Bruno Mazzeo) se casa com Norma (Laila Garin), uma moça do interior de São Paulo. Prestativa e amigável, Norma se deixa levar pela ideia de sair da roça e aceita a união com Silvio mesmo sabendo que ele não pretende abandonar seus vícios e prazeres da juventude ao longo da vida. Cheio de irreverência, Silvio protagoniza cenas icônicas, sendo gatilho para reflexões de seu grupo de amigos.

Enquanto isso, o atrapalhado Álvaro (Thelmo Fernandes) se casa com Irene (Débora Falabella), formando um par no mínimo inusitado. Ele, sem jeito com mulheres, consegue fazer a moderna e ambiciosa Irene entrar num relacionamento do qual ela se arrepende.

Já Neto (David Júnior) e Célia (Heloisa Jorge), têm uma realidade bem diferente dos demais. Trabalhadores desde cedo, se apaixonam e consolidam um casamento tradicional, do qual muitos se orgulham. Juntos, eles selam um pacto de fidelidade e se protegem de um mundo de permissividade, para o qual não foram convidados a participar.

Para retratar essas quatro décadas de transformações, houve um minucioso trabalho coletivo da equipe e do elenco para o rejuvenescimento e envelhecimento críveis dos personagens.

Com dez episódios, disponibilizados de dois em dois às quartas-feiras no Globoplay, Fim foi criada e escrita por Fernanda Torres, com supervisão de adaptação de Maria Camargo (Rota 66).


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross