JUBILEU DE PRATA

25 anos de Dawson’s Creek: veja por onde anda o elenco

Série teen popular apresentou quarteto que até hoje está na ativa em Hollywood
DIVULGAÇÃO/THE WB
Joshua Jackson (à esq.), Katie Holmes, James Van Der Beek e Michelle Williams em Dawson's Creek
Joshua Jackson (à esq.), Katie Holmes, James Van Der Beek e Michelle Williams em Dawson's Creek

Uma das séries teens mais populares de todos os tempos, Dawson’s Creek completa 25 anos na sexta-feira (20). Lançada no final da década de 1990, a atração fidelizou espectadores ao contar as aventuras de adolescentes que estavam se aproximando da vida adulta. O quarteto formado por James Van Der Beek (o Dawson), Katie Holmes (a Joey), Joshua Jackson (o Pacey) e Michelle Williams (a Jen) superou maldições, indo além da fama adquirida com a atração. Todos emplacaram carreiras (relativamente) bem-sucedidas na atuação.

Disponível no Prime Video (seis temporadas, 1998-2003), Dawson’s Creek pode ser tranquilamente desfrutada um quarto de século depois, já que apresentou temas universais e que continuam sendo importantes e interessantes de se acompanhar, como a busca pelo amadurecimento e a descoberta do primeiro amor. Questões mais densas tiveram muito espaço na narrativa, tipo homofobia, consciência de classe, saúde mental e brigas em família.

Por onde anda o elenco de Dawson’s Creek

James Van Der Beek em Dawson's Creek (à esq.) e registro recente, no Instagram
James Van Der Beek em Dawson’s Creek (à esq.) e registro recente, no Instagram

James Van Der Beek
Idade: 45 anos (casado, seis filhos)

Verdadeiro astro teen na virada do milênio, eleito uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo segundo a revista People, James Van Der Beek vive do trabalho feito em Dawson’s Creek. Isso não quer dizer que ele esteja encostado. Vez ou outra ele aparece atuando na TV ou no cinema, porém sem nenhum projeto de grande repercussão.

Nos últimos dez anos, o ator impulsionou a carreira no mundo das séries, engatando papéis relevantes em atrações como Room 104, CSI: Cyber (vivendo um agente do FBI) e Pose (personagem inspirado em Donald Trump). 

Quem tiver curiosidade, pode visitar o Instagram dele (@vanderjames) e notar registros com cada um dos seis filhos, todos ainda crianças ou bebês. Pode ser uma stalkeada para aquecer o coração ao ver tanta criança fofa junta… ou servir para ativar o gatilho do desespero ao pensar em como deve ser cuidar e criar de tanta criança fofa assim.

Joshua Jackson em Dawson's Creek (à esq.) e na première de Dr. Death
Joshua Jackson em Dawson’s Creek (à esq.) e na première de Dr. Death

Joshua Jackson
Idade: 44 anos (casado, uma filha)

O currículo de Joshua Jackson chama a atenção. Pós-Dawson’s Creek, o ator emplacou hit após hit, seja sucesso de público ou de crítica, no cinema ou na TV. Nas séries, ele deu uma pausa de uns cinco anos até aceitar um papel de protagonista em uma série grande. Veio Fringe, ficção científica de J.J. Abrams, no ar entre 2008 e 2013.

No ano seguinte após o fim da trama cultuada, Jackson entrou no elenco principal de The Affair, drama vencedor do Globo de Ouro, atuando ao lado de feras como Dominic West, Ruth Wilson e Maura Tierney. Foi outra atração que durou bastante, cinco temporadas, até 2019.

Depois disso, o ator topou fazer personagens pontuais em minisséries: Olhos Que Condenam (2019), Little Fires Everywhere (2020) e Dr. Death (2021). Por essa última produção, foi indicado ao Critics Choice do ano passado. O próximo trabalho é a série Atração Fatal (Paramount+), baseada no filme homônimo clássico de 1987. Ele irá contracenar com Lizzy Caplan (Masters of Sex).

Katie Holmes em Dawson's Creek (à esq.) e no filme O Segredo: Ouse Sonhar
Katie Holmes em Dawson’s Creek (à esq.) e no filme O Segredo: Ouse Sonhar

Katie Holmes
Idade: 44 anos (divorciada, uma filha)

Dawson’s Creek colocou Katie Holmes sob os holofotes de Hollywood. Mas nada se comparou com o que passou durante o casamento com Tom Cruise, entre 2006 e 2012. Eles eram acompanhados como se estivessem em um reality show, formavam um dos casais de celebridades mais paparicados durante aquele período.

A atriz tem um currículo bem longo de filmes e participações em séries, sempre trabalhando em todo tipo de projeto, incluindo teatro. Contudo, como destaque ela tem duas indicações ao Framboesa de Ouro, premiação que celebra o pior do cinema

Fora Dawson’s Creek, na TV, Katie Holmes teve uma participação especial na série Ray Donovan e viveu duas vezes a lendária ex-primeira-dama Jacqueline Kennedy Onassis em minisséries sobre a família Kennedy. 

Michelle Williams em Dawson's Creek (à esq.) e no filme Venom: Tempo de Carnificina
Michelle Williams em Dawson’s Creek (à esq.) e no filme Venom: Tempo de Carnificina

Michelle Williams
Idade: 42 anos (casada, três filhos)

Do quarteto cabeça de Dawson’s Creek, sem dúvida, Michelle Williams é quem mais se sobressai quando o assunto é atuação de alto nível. Ela virou uma atriz refinada, escalada para grandes projetos com aquele quê de produção cult, no cinema e na TV.

Michelle acumula indicações nas mais importantes premiações hollywoodianas: quatro vezes no Oscar, uma no Emmy (venceu), sete no Globo de Ouro (duas vitórias), quatro no SAG (uma vitória), uma no Tony e seis no Critics Choice (duas vitórias).

Pós-Dawsons’s Creek, a atriz se dedicou ao cinema, brilhando em filmes como O Segredo de Brokeback Mountain, Sete Dias com Marilyn, Manchester à Beira-Mar, Todo o Dinheiro do Mundo, entre outros. Ela só voltou à TV em 2019, na minissérie Fosse/Verdon, pela qual ganhou um Emmy. Atualmente ela está no filme Os Fabelmans, retrato autobiográfico do icônico cineasta  Steven Spielberg.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!